Posts Relacionados

44 Comentários

  1. 37

    neusa

    Moro em uma regiao umida e muito quente por iso revesti as paredes em isopor 3mm para evitar o calor nas parede ,umidade e rachaduras.Qual tinta posso usar para pintar o isopor.

    Responder
  2. 36

    Vera

    Bom dia

    Pintei os muros do jardim á poucos meses com a cor cinzento escuro, com a humidade a cor fica manchada. Porque motivo está acontecer isto?

    Responder
    1. 36.1

      Tintas e Pintura

      Olá Vera

      O problema tem a ver com a humidade que altera a cor da tinta, ainda mais quando se trata de uma cor forte. Este problema tem a ver como os muros foram construídos não tendo ficado devidamente isolados da terra e por isso a humidade sobe. Leia o ponto 1 – Humidade Ascendente, no nosso artigo sobre humidade em: http://www.tintasepintura.pt/guia-completo-de-como-combater-eliminar-e-prevenir-a-humidade/

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 35

    Maria Manuela

    Tenho uma vivenda no Ribatejo, construída há nove anos e os muros já foram pintados duas vezes (pelo construtor no início e ao fim de cinco anos). Acontece que a tinta está de novo toda “empolada e a descascar”. As condições atmosféricas são extremas (muito frio e humidade no inverno e muito sol e calor no verão com temperaturas entre os 30 e 40 graus).
    Quero pintar os muros novamente e preciso da sua ajuda para me aconselhar sobre o tipo de tinta a utilizar e como deve ser aplicada.
    Muito grata pela ajuda que me puder dispensar.
    M. Manuela

    Responder
    1. 35.1

      Tintas e Pintura

      Olá Maria;

      O problema está na humidade “ascendente” que sobe pelo muro e provoca a tinta ficar empolada ou descascar. Se esta apresentar bolsas de humidade é porque, possivelmente, a tinta aplicada foi um tinta elástica (membrana elástica). esta tinta não é aconselhada para muros.
      Só por si a aplicação de uma tinta, não vai resolver o problema, este vai continuar a surgir repetidamente, indo também danificando a própria estrutura.
      Existem outras soluções, mas também serão muito mais caras, como por exemplo a instalação de uma barreira de impermeabilização, revestimento com rebocos de drenagem ou a injecção de um produto hidrófugo. Pode saber um pouco mais sobre estas soluções aqui; http://www.tintasepintura.pt/guia-completo-de-como-combater-eliminar-e-prevenir-a-humidade/ em 1 – Humidade Ascendente.
      Se optar por apenas pintar, deve primeiro utilizar um primário adequado e uma tinta acrílica, de preferência 100% acrílica, que é um pouco mais cara, mas que resiste mais tempo.
      Quando se trata de muros, há muitas pessoas que não querem gastar muito dinheiro, e qualquer das soluções atrás indicadas são caras.

      Aconselho que contacte dois ou três pintores e solicite um orçamento detalhado, da solução por eles indicada, assim como os produtos a aplicar, marca e produto (primário + tinta).

      Se desejar fazer a pintura , deverá ir a uma loja de uma marca reconhecida, que exista na sua zona, e solicitar o apoio técnico para o seu problema, pois só no local se poderá fazer uma avaliação concreta.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. 34

    João

    Bom dia,

    Tenho uma moradia que pretendo tratar este verão.
    A ajuda que peço é que, mediante as fotos do link abaixo me consigam ajudar na melhor solução:

    https://imageshack.com/a/CiEb/1

    A minha ideia é picar o reboco que me parece que levou pouco cimento, ou proporções erradas e barrar novamente com um produto que garanta bom acabamento e maior durabilidade.
    Não pretendo tirar tudo e fazer novo reboco. Apenas picar o existente e tapar.

    Vi esta solução:
    ARGAMASSA DE REPARAÇÃO DE FACHADAS – ARC
    http://www.cimpor-portugal.pt/cache/binImagens/ARC-677.pdf

    Ou uma outra solução da SIKA, MINIPACK Reparação.

    Parece-me interessante, sendo que a da Cimpor me parece mais completa e até, pelas quantidades, mais barata.
    O que acha?

    Obrigado.

    Responder
  5. 33

    Pedro

    Bom dia,
    Tenho uns muros exteriores em betão que fazem contenção de terras e não foram devidamente impermeabilizados pela face que contacta com a terra. Para piorar a situação aplicaram uma tinta de membrana pela outra face. Ora está tudo a descascar e com bolhas enormes.
    Sei que nunca vai haver uma situação ideal, pois a humidade vai sempre estar lá. A tinta de membrana é toda para sair, principalmente nas zonas mais afectadas. A minha ideia é colocar uma tinta o mais “permeável” possível à água, para pelo menos nao fazer as bolhas nem se estragar tanto.
    Que aconselha? Uma tinta de silicatos? 100% Acrílica? Outra? Com que primário/fixador?
    Obrigado

    Responder
    1. 33.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Pedro;

      Numa situação como a quem tem, não aconselho que aplique apenas uma tinta, por muito boa que seja (por isso mais cara), nunca vai resistir muito tempo ao problema e vai ter que andar sempre a ter trabalho e a gastar dinheiro. Por isso é preferível gastar um pouco mais mas ficar com o problema resolvido por muito tempo.
      Aconselho, nestes casos, uma solução mais eficaz, que passa por aplicação de uma argamassa ou reboco de impermeabilização (existem várias opções), que resista à pressão da água que se infiltra pela parede. Para mais e melhores informações deve contactar uma empresa tipo Weber, Sika, Mapei entre outras, veja estes exemplos;
      http://www.renoweber.com/produtos/weber-dry-kf/
      http://www.mapei.com/PT-PT/Produtos-para-impermeabiliza%C3%A7%C3%A3o/Impermeabiliza%C3%A7%C3%A3o-de-estruturas-fora-de-terra/MAPELASTIC-SMART
      http://www.aquastop.cin.pt/pdf/aquastop7.pdf

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder

Importante:

Se tem alguma questão técnica para nos colocar, consulte primeiro a nossa página “Base do Conhecimento”. Nesta página encontrará um grande número de questões que já foram respondidas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *