ad

Leia Também

17 Comentários

  1. 8

    Fernando Ferreira

    Olá boa tarde

    No quarto que pretendo reformular (paredes e armário interior com portas envernizadas), gostaria de saber se posso ter a mesma tonalidade das paredes e das portas do armário? Quais os passos a seguir? tinta mais recomendada. Obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
    1. 8.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Fernando,

      Sim, pode comprar uma tinta plástica para paredes numa cor à sua escolha e a tinta de esmalte para as portas na mesma cor. Deverá escolher a cor pretendida, depois ir a um loja de tintas e pedir as duas tintas nessa mesma cor.
      Atenção que se houver diferença de brilho entre as tintas pode fazer com que pareça que as cores não são iguais, dentro do possível opte por adquiri as duas tintas com o mesmo tipo de brilho, acetinado, semi-mate ou mate. Quanto maior o brilho mais se irão realçar as pequenas imperfeições que possam existir nas paredes.
      A tinta a adquirir pode ser uma tinta plástica acrílica ou vinilica para as paredes e uma tinta de esmalte acrílica aquosa para os armários.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Administrador da Plataforma
      Tintas e Pintura

      Responder
  2. 7

    Joana

    Bom dia. Eu queria pintar os móveis da minha cozinha, que são folheados. Gostaria de saber informações em relação ao melhor primer/tinta e camada protectora para maior durabilidade. Obrigada joana

    Responder
    1. 7.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Joana,

      Para pintar os armários que são folheados, deverá lixar suavemente toda a área, depois aplicar um primário promotor de aderência e finalmente aplicar a tinta de esmalte de acabamento.
      Pode encontrar à venda todos estes produtos numa loja de tintas, ou loja de bricolage.
      Utilize os produtos conforme indicado na embalagem ou ficha técnica.
      Para primário pode utilizar um tipo Aqua Primer da Cin e para pintar um esmalte aquoso tipo Esmalte Acrílico da Cin.

      Pode adquirir estes tipos de produto de uma outra marca de tintas, no entanto, é aconselhável que utilize ambos da mesma marca e que sejam compatíveis entre si,

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Administrador da Plataforma
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 6

    Nuno Neves

    Boa tarde tenho um quarto pintado com esmalte aquoso brilhante, pretendo colocar nova cor como fazer ou qual é o melhor tratamento a dar a parede para a nova tinta aderir?
    As paredes são em pladur…
    Agradecia ajuda
    Cumprimentos

    Responder
    1. 6.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Bom dia Nuno Neves,

      Muito obrigado pelo seu email e pelo interesse que demonstrou ao contactar-nos.

      Respondendo à sua questão; Uma vez que se trata de uma tinta brilhante, deverá lixar suavemente toda a área para retirar o brilho para que a nova tinta possa aderir adequadamente. Se as paredes estiverem em bom estado, ou seja a tinta não estiver a soltar-se, não existir humidade, basta pintar por cima da antiga depois de fazer a lixagem e limpar bem para retirar o pó e partículas soltas. Se as paredes apresentarem algum tipo de problema, pode ser necessário a aplicação de um primário adequado à situação.

      Ver lixas e a sua utilização: http://www.tintasepintura.pt/lixas-e-a-sua-utilizacao/

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Administrador da Plataforma
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. 5

    Joana Câmara

    Boa tarde, pretendo pintar um roupeiro que penso ser de contraplacado. O roupeiro está em bom estado. Li que estes móveis nunca devem ser lixados mas lavados com um pano torcido de um solução de água e amoníaco. Esta informação está correta? Depois, posso utilizar um primário sintético para madeiras da cin e subcapa para usos gerais branca da silanca? Estava a pensar utilizar os dois que já possuo. Para isso terei que adquirir um esmalte sintético (têm de ser sempre da mesma base), certo?
    Ou será melhor opção, tendo em conta o material do roupeiro, optar pelo Polyprep da Cin e um esmalte acrílico da mesma? Aguardo. Muito obrigada.
    Com os melhores cumprimentos,
    Joana

    Responder
    1. 5.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Joana

      Uma vez que se trata de contraplacado, se este tiver algum brilho deve lixá-lo com uma lixa de papel grão médio para retirar essa camada brilhante, esta operação vai permitir que o primário adira convenientemente ao contraplacado.
      Após esta operação a superfície deve ser muito bem limpa do pó da lixagem, aplique um primário multi superfícies tipo “AQUA PRIMER das Cin – http://www.tintasepintura.pt/wp-content/assets/artigos/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichCin/12-830_AquaPrimer_.PDF” e acabe com uma tinta de esmalte a seu gosto, de preferência aquosa.
      Em relação ao Polyrep, é uma boa solução para superfícies de madeira, No caso de madeiras novas, poderá substituir o esquema tradicional de primário e subcapa, se aplicado em duas demãos. No seu caso como se trata de contraplacdo não é necessário escolher esta solução.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  5. 4

    Margarida Santos

    Olá, tenho uma pequena casa de ferias e gostaria de saber se existem tinta especifica ou mais recomendada para paredes em cimento. As paredes ja foram pintadas anteriormente à muitos anos atrás, tratam-se de paredes sem acabamento, portanto estao toscas , cimento e com tinta com alguns anos mas ainda em bom estado. Só que ja vao aparecendo algumas manchas ou entao sao sitios em que a tinta foi mais absorvida e ficou mais escuro. Eu procuro agora uma tinta que com alguma sorte fiquer bem só com uma de mao e seja ideal para paredes irregulares e com muitas inperfeiçoes, o mais espesso melhor, com exceçao de tintas de areia, nao queria aplicar tinta de areia.
    Muito obrigado
    MSantos

    Responder
    1. 4.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Margarida

      Para disfarçar as imperfeições só aplicando tinta de areia com o rolo rugo, para fazer uma textura toda igual, ou em alternativa, fazer um barramento geral e depois pintar. Dependendo do estado em que se encontrar as paredes, e uma vez que já foram pintadas há muito tempo, podem precisar de levar um primário regulador de absorção, antes da tinta de acabamento.
      Será muito difícil, para não dizer impossível, fazer um trabalho que apresente um resultado final de qualidade, apenas com uma única demão de tinta.

      Leia os nossos artigos sobre pintar exteriores:

      – AVALIAÇÃO AO ESTADO DE PAREDES EXTERIORES – http://www.tintasepintura.pt/avaliacao-das-paredes-exteriores
      – COMO RECUPERAR FACHADAS – http://www.tintasepintura.pt/pintar-fachadas-exteriores

      Sempre ao dispor
      Carlos Santana

      Responder
  6. 3

    jorge

    existe algum verniz para aplicar sobre uma pintura de esmalte sintetica num a mota?

    Responder
    1. 3.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Existe sim, pode encontrar em loja que vendam tintas para automóveis/veículos.

      Melhores cumprimentos,

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  7. 2

    azevedo

    Posso passar um verniz aquoso incolor por cima de um movel esmaltado de branco fusco?Esmalte é sintético..
    A ideia é proteger das dedadas e sujidade futura

    Responder
    1. 2.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Azevedo,

      Pode sim, mas tem que ter cuidado porque pode amarelecer a tinta. Para fazer este trabalho proceda a um teste prévio.

      As melhores soluções são; esmalte aquoso + verniz também aquoso, ou tinta e verniz para carros, sempre com a mesma base.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
      1. 2.1.1

        azevedo

        obrigado, irei fazer assim….

        Responder
  8. 1

    Miguel

    Muito obrigado e parabéns pelo vosso site.
    A informação que prestam é preciosa e ajuda a sintetizar e a desmistificar o mundo da bricolage.

    Estou a fazer um móvel em mdf hidrófugo que vai estar numa oficina interior mas ao sol e com algum desgaste de utilização. Pretendo, no entanto, um acabamento cuidado. A cor e acabamento pretendidos são um cinza muito claro meio brilhante.

    A minha ideia era evitar umas das duas primeiras camadas primário + aparelho, mas não sei por qual optar. É mais importante um primário ou um aparelho?

    Muito obrigado pelo vosso tempo,
    Miguel

    Responder
    1. 1.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Miguel,

      Pode aplicar um produto tipo POLYPREP 410 da CIN, que é um 2 em 1, primário e sub-capa, veja aqui; http://www.cin.pt/portal/attachs.pdf?CONTENTITEMOID=AB81808080FD81GC&CLASSTOKEN=produto&ATTRIBUTEID=attachmonofolhas. Após a aplicação deste produto deverá aplicar um esmalte aquoso ou solvente, tipo; Esmalte Aquoso Acrílico ou Esmalte Sintético Sintecin, estes esmaltes existem em várias cores e vários tipos de acabamento.

      Poderá optar por produtos idênticos de uma outra marca, mas que sejam de qualidade.

      Sempre ao dispor

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder

Importante:

Se tem alguma dúvida para nos colocar, consulte primeiro a nossa página “Base do Conhecimento”. Nesta página pode encontrar um grande número de questões que já foram respondidas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *