ad

Posts Relacionados

40 Comentários

  1. 29

    ctiaa

    Moro num prédio num bairro antigo de Lisboa e a porta da rua está com bicho porque oiço-o a roer. Mas não vejo buracos ou então não sei o que procurar. Não sei como devo tratar este problema, pois tenho um gato e não queria usar produtos químicos que o prejudicassem. Será necessário pedir ao senhorio a substituição da porta?

    Responder
    1. 29.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Catia,

      No artigo acima explicamos como proceder para tratar as madeiras que estão atacadas pelo bicho do caruncho. Pode utilizar produtos aquosos que são mais naturais e não tóxicos.

      Melhores cumprimentos,

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  2. 28

    José Costa

    Boa tarde! Herdei a casa dos meus avós no Alentejo. Estou a recupera-la. Os tectos das divisões são todos de madeira, barrotes com tábuas atravessadas, por aqui chama-se “salto de rato”. Acontece que os barrotes e as madres estão um pouco picados do bicho, não percebo é se o bicho ainda lá está ou não. Mas como não quero mexer na madeira, gostaria de saber que produto posso usar para dar uma aguada para as madeiras ficarem mais escuras e ao mesmo tempo “matar” o bicho. Muito obrigado pela atenção.

    Responder
    1. 28.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Boa tarde José Costa,

      Tratar as madeiras que já estejam contaminadas ou como prevenção, é um trabalho realizado com um produto especifico, como pode ler no artigo acima. Já dar cor às madeiras é um processo que tem que ser feito depois do tratamento, e para esse trabalho pode usar verniz ou lasur, conforme o aspeto que deseja. Pode ler aqui no nosso site vários artigos sobre o assunto.

      – PROTEGER E CUIDAR DAS MADEIRAS; http://www.tintasepintura.pt/proteger-e-cuidar-de-madeiras/
      – DIFERENÇA ENTRE VERNIZ E LASUR; http://www.tintasepintura.pt/diferenca-entre-verniz-e-velatura-lasur/

      Melhores cumprimentos,

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 27

    C Adriano

    Ola, me ajudem com uma duvida que eu tenho por favor, eu quero fazer uma casa de madeira (pinho) ,tudo novo, exista algum produto que eu posa por contra o bicho e ficar descansado , ou sempre mais cedo ou mais tarde vou ter problemas? Agradeço a disponibilidade e desculpa os erros não sou português. Abraço

    Responder
    1. 27.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Adriano

      Sim existe produtos para esse fim, por exemplo este; http://www.xylazel.es/sites/default/files/product/2015/12/ftpt_anticarunchos_0.pdf.

      Melhores cumprimentos,

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. Pingback: Passo-a-passo para restaurar um móvel – Etapa 2 | Tintas e Pintura

  5. Pingback: Passo-a-passo para restaurar um móvel | Tintas e Pintura

  6. 26

    PATRICIA

    Boa tarde,
    A minha casa foi recuperado a uns anos e agora descobri térmitas brancas em diferentes locais. Todo o pavimento é soalho pinho e apesar de injectar produtos para as matar, a superfície é tão grande que elas vão se deslocando. Gostava de saber se é possível levantar o chão todo, fazer um tratamento a Madeira e voltar a assenta lo… E que tivesse a garantia de não voltarem a entrar nele. Obrigada.

    Responder
    1. 26.1

      Tintas e Pintura

      Olá Patrícia,

      Sim, pode mandar levantar o chão todo, fazer o tratamento e voltar a assentá-lo.
      Para obter um tratamento completo, a melhor maneira é por submersão das tábuas num produto próprio, como por exemplo cuprinol. No entanto isso deve ser feito quando a madeira ainda não levou o acabamento (verniz ou outro), para não servir de barreira a penetração do produto.
      No caso da madeiras já estar pintada ou envernizada, deve remover todo o revestimento por lixagem, raspagem ou “ queima”, de modo a permitir a penetração do produto.

      Veja os seguintes produtos;
      http://www.robbialac.pt/media/143516/0300015_CUPRINOL-ANTI-CARUNCHO-SEM-CHEIRO.pdf
      https://dl.dropboxusercontent.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/Caruncho/Ficheiros/XylopheneSOR2_FT.pdf

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  7. 25

    Dina Moniz

    Boa tarde.
    Tenho um chão de taquinhos pequenos de madeira (não sei agora o nome) com uns furinhos, não muitos mas em alguns cantos não todos do quarto. Vou pôr por cima soalho flutuante, é necessário fazer o tratamento?E posso fazer só nas zonas que tem os furos ou tenho que fazer no chão todo?
    obrigado

    Responder
    1. 25.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Dina Moniz,

      O seu chão deve ser de parquet antigo, muito utilizado à alguns anos atrás.
      Para evitar que o problema possa aumentar e com o tempo o chão ficar todo deteriorado, deve proceder ao tratamento dos tacos que já estão atacados, conforme explico no artigo acima.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  8. 24

    reinaldo

    boa tarde gostava de saber se existe algum produto tipo de fumo para aplicar? porque o problema é k os barrotes estao tapados pelo pladoor e nao sei se tem ou nao bicho. a soluçao para prevenir era meter esse produto por dentro dos focos e deixar actuar. obrigado

    Responder
    1. 24.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Reinaldo,

      Julgo que não existe nenhum produto que possa ser aplicado da maneira que pretende, apenas pelos métodos de injecção, impregnação, aspersão ou pincelagem. Veja os seguintes produtos;

      http://www.lyctus.pt/xilofene_sor40.pdf
      http://www.bondex.pt/Data-Sheets/TDS/TDS-1075-Xylophene-SOR2
      https://dl.dropboxusercontent.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/Caruncho/Ficheiros/wocosen.pdf
      https://dl.dropboxusercontent.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/Caruncho/Ficheiros/CuprinolAnti-Caruncho.pdf

      Pode contactar a seguinte empresa para obter mais informações; http://www.lyctus.pt/https://www.facebook.com/Lyctus/

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  9. 23

    Elisabete

    Estou com o mesmo problema Acabei por levantar o soalho da divisão, e fiz o tratamento nos barrotes com o cuprinol Só que as tábuas novas, o carpinteiro serrou as pontas para as colocar à medida, e de esse lado ficou sem o produto Qual a solução? O roda pé ainda não foi fechado será que pode ainda haver solução?
    Obrigada e parabéns por esta rúbrica

    Responder
    1. 23.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Elisabete

      A solução é aplicar o tratamento na zona que foi cortada, mas para isso terá que levantar (retirar) essas peças, fazer o tratamento e depois voltar a colocá-las no sitio.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  10. 22

    julio vaz

    Bom dia,

    Agora é uma boa altura para tratar soalho ligeiramente atacado por caruncho (puncatum)?

    Adiquiri recentemente um apartamento com marcas recentes de caruncho. a casa esteve fechada entre fevereiro e agosto; quando lá entrei no inicio do mês de setembro, contei ao todo menos de 10 “montinhos” de saída, distribuídos por duas divisões contiguas. o chão já foi afagado e comprei xilofene (SOR2). gostava de aproveitar a oportunidade da casa estar vazia e o chao afagado para dar o melhor tratamento possível.

    Agradeço a dica de não deixar secar entre demãos. mais alguma dica importante? vale a pena andar à procura dos buraquinhos todos com a seringa? valerá a pena afagar mais, retirando uma camada maior da superficie da madeira, tentando apanhar já as larvas que estão agora a entrar?

    Tenho lido o mais que posso, infelizmente não posso recorrer a um profissional neste momento.

    Obrigado,
    JV

    Responder
    1. 22.1

      Tintas e Pintura

      Olá Júlio

      No artigo acima dou as informações mais importantes, de qualquer modo, pode ler a ficha técnica do produto que comprou, veja aqui; http://www.bondex.pt/Data-Sheets/TDS/TDS-1075-Xylophene-SOR2.
      Proceda com atenção, e introduza o produto em todos os furos e fendas, nas zonas mais fundas, injecte profundamente o produto.

      Em relação à altura do ano, uma vez que o tratamento é no interior, pode fazer quando bem entender.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  11. 21

    Diana Figueiredo

    Olá, bom dia
    Moro numa casa antiga cujos tectos são de madeira (alguma da madeira é nova, outra foi recuperada – nós comprámos a casa já recuperada, há 8 anos). No tecto da casa de banho já há algum tempo que de vez em quando ouço qualquer coisa lá a roer, no entanto, nunca vi aquele pózinho de madeira típico do caruncho, nem tão pouco vi bichos e nem sequer vejo os famosos buraquinhos… Apesar de não ver nada apliquei Xylophene através de umas fissuras que as tábuas têm. Mas o barulho persiste.
    Estando o tecto pintado, surtirá algum efeito aplicar Cuprinol?
    Obrigada.
    Diana Figueiredo

    Responder
    1. 21.1

      Tintas e Pintura

      Olá Diana,

      Não lhe sei dizer o que é, pode ser algum tipo de insectos ou outro. Não aplique nada sem saber exactamente qual é o problema, se os barulhos persistirem deverá chamar uma equipa de desinfestações.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  12. 20

    Carolina

    Boa tarde, há meio ano adquiri uma mobília antiga para o quarto da minha filha a qual mandei tratar e pintar de branco não encontro vestígio de furos mas tem apetecido uns bichinhos nos cortinados e no teto muito parecidos com os que estive agora a pesquisar na net. Não são muitos uns 4/5 por dia. Mas como as cortinas e o teto é branco vêem-se bem. Será que pode ser bicho da madeira ?

    Responder
    1. 20.1

      Tintas e Pintura

      Olá carolina,

      É possível que seja o bicho da madeira, mas apenas com a informação que me envia não posso garantir que seja mesmo.
      Veja melhor se alguma peça da mobília (incluindo gavetas e partes interiores) apresenta furinhos ou se aparece serradura no chão.
      Se for o caso proceda ao tratamento conforme explicado no site.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  13. 19

    rafael

    Olá gostaria de saber como comprar tais produtos existe algum site?

    estou com uma cadeira histórica e não consigo matar o danado do caruncho

    Responder
    1. 19.1

      Tintas e Pintura

      Olá Rafael;

      Alguns dos produtos tem a marca à frente, basta ir a uma loja dessa marca ou um revendedor.

      Pode encontrar algumas lojas no nosso directório; http://directorio.tintasepintura.pt/

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  14. 18

    Antonio Cunha

    Muito informativo e bem organizado.
    Felicito e cumprimento.

    Responder
  15. 17

    Lena Rosa

    Obrigada. Apenas aqui encontrei informações uteis e praticas.

    Responder
  16. 16

    Anonymous

    Bom dia,
    Tenho um telhado de madeira para restaurar, foram colocadas tenhas e isolamento novos mas as madeiras não foram substituídas porque poderiam ser tratadas.
    Já ouvi falar numa mistura de óleo queimado ou então gasóleo… tenho algum receio de estragar as madeiras haverá algum produto já feito para este fim?
    Agradecia o vosso esclarecimento,
    Inês

    Responder
  17. 15

    Carlos Santana

    Resposta a E.M.;

    Obrigado pela sua questão.

    fez muito bem em colocá-la no sótão, pois poderia afectar os outros móveis que têm em casa assim como outras madeiras, como portas, rodapés, etc.
    Em relação ao tratamento depende de quanto está infestada a sua mobília, conforme explico no artigo acima, e isso terá que ser você a analisar e ver se vale a pena ou não. Se valer a pena deve proceder como acima indico.

    Sempre ao dispor.

    Carlos Santana
    Tintas e Pintura

    Responder
  18. 14

    Anonymous

    Ola Bom Dia!
    adquiri uma mobilia antiga pela qual me fascinei,mas reparei que todas as peças estão com uns furos penso ser (bicho da madeira).Apos ler estes comentarios nem entrou em casa deixei no sotão.
    Conseguirei eliminar o mal com “cuprinol”, ou desfaço-me de toda a mobilia??

    Obrigado
    E.M

    Responder
  19. 13

    Tintas Pintura

    Resposta ao Pedro S;

    Penso que auma das melhores empresas para tratar este problema e a Rentokil, pode aceder no seguinte link, http://www.rentokil.pt/clientes-sector-domestico/index.html.
    Não tenho a certeza que exista em todo o pais mas é uma questão de os contactar.

    Sempre ao dispor.

    Carlos Santana
    Tintas e Pintura

    Responder
  20. 12

    Pedro S

    Bom dia e obrigado pela atenção da resposta

    Eu tive lá um elemento de uma empresa que, não vendo os tais sinais, disse que não havia nada a fazer, pois não tinha como confirmar a localização da possível infestação.

    Tem algum profissional que recomende, na zona de Ovar?

    Cumprimentos e obrigado

    Responder
  21. 11

    Tintas Pintura

    Resposta ao Pedro S;

    Obrigado pelo seu contacto.

    Parece ter uma infestação em sua casa, ainda não será uma infestação em grande escala mas com o tempo poderá vir a ter um grande problema.
    Se já fez o que me diz e continua com problemas então só uma equipa de profissionais deslocando-se à sua casa e após uma avaliação poderá dizer-lhe qual a melhor solução e tratamento.

    Boa sorte e fico à sua disposição para mais alguma questão.

    Carlos Santana
    Tintas e Pintura

    Responder
  22. 10

    Pedro S

    Bom dia

    Tenho o seguinte problema

    há cerca de um ano, comecei a ouvir uns barulhitos no quarto.

    Depois de pesquisar na net, conclui que seria caruncho, tendo descoberto uma cómoda infestada (cheia de furinhos na parte de trás).

    Apesar de ter deitado fora a peça de mobilia, continuo a ouvir o “barulhinho” em dois dos quartos.

    Nessa ocasião, fiz uma pesquisa por toda a casa (que já tem 30 anos), tendo apenas descoberto vestígios (furinhos), na estrutura de madeira que suporta o telhado.

    como a robustez da estrutura não estava em causa, substitui algumas partes e providenciei pelo tratamento desta área.

    Quanto aos qurtos, como não tenho sinais visíveis (furos ou serrim) não sei onde está a infecção (soalho ou rodapé), pelo que não sei como devo agir, já que lixar as divisões todas e aplicar produto em toda a madeira, parece-me excessivo e pouco racional.

    Tem alguma sugestão?

    obrigado e parabéns pelo blogue

    Responder
  23. 9

    Tintas Pintura

    Resposta ao Nelson;

    Obrigado pelos seus comentários. Em relação à sua situação e se o problema é assim realmente tão grave aconselho-o a chamar uma empresa especializada em desinfestação, pois só eles poderão fazer uma análise concreta e aplicar o tratamento mais indicado.

    Existem várias empresas no mercado que poderão fazer esse trabalho, como por exemplo a Rentokil Portugl, não será a mais barata do mercado mas têm uma grande experiência nestas áreas.

    Veja também a seguinte página: http://www.coprate.pt/Pragas/Xilófagos.aspx

    Existem muitos produtos à venda para esse fim, como por exemplo os que indico no artigo acima, mas como disse antes, se a situação é realmente muito grave, penso que deve ser tratado por profissionais adequados.

    Sempre ao dispor e boa sorte.

    Carlos Santana
    Tintas e Pintura

    Responder
  24. 8

    Nelson Rego

    Caro Carlos,

    antes de mais quero dar-lhe os parabéns por esta iniciativa.
    É neste momentos que confirmamos o quanto poderão valer as opiniões de alguém especialista na matéria.

    Estou com um problema grave em casa.
    Há ca. de 3 anos detectamos na ombreira da porta do quarto do meu filho mais velho, que tinha termitas (umas larvas brancas e posteriormente tipo formiga preta e por ultimo com asas).
    Foi-nos aconselhado o uso de XILOPHENE, o que fizemos e, aparentemente resolveu o assunto.. até hoje.
    O nosso soalho é de madeira e ao o pisarmos numa determinada zona, fiz um furo neste. Acho que tenho a casa cheia desta praga, uma vez que me estão surgir as “formigas com asas” de todo o lado.

    Acho que com XILOPHENE já não vamos lá!
    Existe algumas solução em que se possa proceder á “vaporização” de toda a casa – nem que tenha que sair de casa por uma temporada?

    Com os melhores cumprimentos,

    Nelson C. Rego

    Responder
  25. 7

    Tintas Pintura

    Esclarecimento;

    Pode-se fazer a aplicação de três formas (Trincha, imersão ou injecção).
    Conforme a peça e também o estado, a pessoa deve escolher a forma que seja mais prática para si.

    Sempre ao dispor.

    Carlos Santana
    Tintas e Pintura

    Responder
  26. 6

    Anonymous

    na 2ª fase de tratamento (imersão), quer dizer que se deve mergulhar a peça totalmente no produto? pode não ser muito prático, por exemplo, uma cadeira, ou uma mesa!

    Responder
  27. 5

    Tintas Pintura

    Olá Sara;

    Muito obrigado pelo seu comentário e pelas suas palavras de agrado.

    Disponha sempre que precisar.

    Carlos Santana

    Responder
  28. 4

    Anonymous

    Boa tarde,

    Este Blog está muito bem organizado, tem-me ajudado muito no restauro da minha casa. Obrigado e continuem.

    Sara Domingos

    Responder
  29. 3

    RR Máquinas

    Bom Dia! Parabéns pelo blog… Estou te seguindo… Se gostar do meu blog, seja meu seguidor também! Abraços

    Responder

Importante:

Se tem alguma questão técnica para nos colocar, consulte primeiro a nossa página “Base do Conhecimento”. Nesta página encontrará um grande número de questões que já foram respondidas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *