ad

Posts Relacionados

12 Comentários

  1. Pingback: Proteger e Cuidar das Madeiras | Tintas e Pintura

  2. 6

    Angelo Oliveira

    Boa tarde,

    Gostaria que me tirasse a seguinte duvida:

    Tenho um Veleiro antigo e quero protejer algumas madeira com verniz para efeitos decorativos e de protecção. penso que essas madeiras serão teka.

    No entanto falaram-me que o verniz de 2 componentes tem tendência a estalar com as diferenças de tempratura, e como não deixam a madeira respirar, com o tempo esta apodrece..

    A velatura seria o ideal, mas não aconselham para teka…

    Existe algum verniz/velatura que protega a teka, mas a deixe respirar??? para que não apodreça???

    Os meus cumprimentos,
    Angelo

    Responder
    1. 6.1

      Tintas e Pintura

      Olá Angelo,

      Para se informar sobre produtos para barcos aconselho que contacte a Hempel, líder mundial nesta área, veja aqui; http://www.hempel.pt/

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 5

    luciana Sant Anna

    olá, tenho os tacos da minha sala ao natural ,depois da decapagem e agora gastava de saber qual o próximo passo, que produtos utilizar para que fique com uma cor escura e brilhante?

    Responder
    1. 5.1

      Tintas e Pintura

      Olá Luciana

      Leia o nosso artigo; http://www.tintasepintura.pt/envernizamento-de-soalhos/, terá aqui a informação que precisa para envernizar soalhos.

      A cor é dada por um produto que se chama Velatura o Lasur e é aplicada antes do verniz de acabamento. Os produtos devem ser compatíveis entre si, por isso compre da mesma marca.

      Vá a uma boa loja de tintas, (Cin, Robbialac, Dyrup, etc.) eles vão indicar-lhe a melhor solução.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. 4

    Guilherme Vaz

    Boa tarde.

    Gostaria de colocar uma questão.
    No caso de recuperação de um beiral com cachorros antigos em madeira de riga e colocação de novos cachorros na mesma madeira e também de forro em pinho, sendo obrigatório neste caso aplicar uma velatura (Igespar), que solução existe para que os diversos elementos mantenham um tom semelhante?
    Muito obrigado.
    Os melhores cumprimentos,
    Guilherme Vaz

    Responder
    1. 4.1

      Tintas e Pintura

      Olá Guilherme;

      Uma vez que vai aplicar uma velatura/lasure na madeira de pinho, deverá aplicar também uma velatura na madeira de riga de maneira a que ambas fiquem idênticas. Poderá misturar duas ou mais velaturas, do mesmo tipo, para obter o tom desejado.
      Deverá primeiro aplicar a velatura na madeira do forro, uma vez que tem que aplicar forçosamente esta velatura, deixar secar, depois faça as experiências necessárias, em pedaços de madeira igual à dos cachorros, deixe secar e compare ambas. Quando conseguir o tom idêntico, aplique nos cachorros.

      Como exemplo, veja alguns tons de lasures disponíveis no mercado; http://www.sotinco.pt/particular/catalogos/woodtec#page/5

      Sempre ao dispor;
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  5. 3

    José Eduardo de Sousa Felgueiras

    Queria pintar a parte superior de um barco que tenho, com LASUR, a conselho de amigos espanhóis que também o utilizam nas suas embarcações.
    Indicaram-me as marcas SIKKENS e Xilazel, mas, afinal há a CIN (portuguesa).
    Como dou preferencia aos produtos nacionais, agradecia o favor de me indicarem qual o vosso LASUR que devo aplicar no meu barco.
    Obrigado .
    José Felgueiras – Esposende

    Responder
    1. 3.1

      Tintas e Pintura

      Olá José;

      Para adquirir o produto que deseja deverá ir a uma loja própria da CIN ou um revendedor, pode encontrar as lojas e as respectivas moradas no nosso directório de empresas; http://directorio.tintasepintura.pt/
      Também gostaria de lhe indicar a empresa Hempel, especialista em produtos para barcos.

      Sempre ao dispor;
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  6. 2

    Helena Vieira

    Obrigada pelo vossos conselhos.
    Gostaria, se possível, que me tirassem uma duvida.
    A madeira teka pode ser envernizada?
    Tem vantagens em relação ao óleo?

    Responder
    1. 2.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Helena;

      No caso de madeiras densas, de poro fechado e com compostos oleosos tais como a teca, tacula, câmbala escura e ipê, só deve aplicar o Óleo de Teca que, dada a sua natureza gordurosa e recomendado essencialmente para exterior mas também pode usar no interior.

      Óleo de teca;
      Mistura de óleos naturais para a nutrição e protecção de madeiras, reforçado com agentes e filtro ultravioleta, principalmente para madeiras exóticas. Muito utilizado para manutenção e renovação de decks de madeira exótica (teca, nyatoh, bangkirai, meranti, ipe, etc.).

      Leia a seguinte ficha técnica, como exemplo; http://www.cin.pt/portal/attachs.pdf?CONTENTITEMOID=23818080808A80GC&CLASSTOKEN=produto&ATTRIBUTEID=attachmonofolhas

      Sempre ao dispor;
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  7. 1

    luiz Mueller

    Achei ótimas as explicações fornecidas ,sendo eu leigo na matéria deu para entender bem ,pois a informação recebida já da para que eu possa recuperar algumas peças inclusive pintar minha casa ,visto que a mesma e de madeira internamente e externa,gostaria de ser informado sobre a Massaranduba, muito grato pela preciosa informação ,sê possível via meu e mail,cordialmente Luiz Mueller

    Responder

Importante:

Se tem alguma questão técnica para nos colocar, consulte primeiro a nossa página “Base do Conhecimento”. Nesta página encontrará um grande número de questões que já foram respondidas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *