Muitas famílias deparam-se com as paredes riscadas pelos pequenos “Miguel Ângelo”, em principio de carreira, que lá têm em casa. Por muito que os paizinhos ralhem, barafustem, ou até mesmo ficarem sem a sobremesa, o algodão doce, ou não vejam os bonecos, ainda assim não desistem de transformar as paredes da casa numa obra de arte única.
Paredes riscadas, qual a solução?
Recebo com alguma frequência, pedidos de ajuda dos pais desses pequenos “artistas”, no sentido de lhes indicar uma tinta que possa ser limpa/lavada frequentemente sem perder qualidade e/ou sem se notar as marcas de serem esfregadas.
A maioria das tintas que existem no mercado não são feitas com essa característica, são tintas para suportarem apenas uma lavagem de longe em longe, e mesmo assim podem surgir tonalidades diferentes, conforme se esfregou mais ou menos.
As tintas com um grau de brilho superior são, normalmente, mais fáceis e mais resistentes a lavagens frequentes, mas devido ao brilho também são as que proporcionam uma maior percepção dos defeitos que existam nas paredes, pelo que nem sempre são a melhor solução.
Assim, uma tinta que seja mate e que ao mesmo tempo seja super lavável seria a opção ideal. A pensar nisso alguns fabricantes desenvolveram tintas com essas características, é o caso, por exemplo, da CIN, que criou a tinta VINYLCLEAN.
A VINYLCLEAN é uma tinta mate super lavável. Destina-se à pintura de paredes interiores e garante os melhores resultados na limpeza das mesmas, graças à sua tecnologia inovadora. Basta passar um pano húmido com um pouco de detergente neutro para a parede ficar como nova. Para além disso é uma tinta que está disponível em centenas de cores, com uma elevada resistência a brilhos e marcas, resistente ao desenvolvimento de fungos e algas entre outras. Esta tinta pode ser aplicada sobre qualquer um dos suportes vulgarmente utilizados na construção civil, nomeadamente estuque projectado, gesso cartonado e estanhado ou em repinturas sobre tintas antigas.
Se que saber um pouco mais sobre esta tinta, lei o folheto informativo e a ficha técnica.
Na tabela abaixo podem ficar a saber como preparar as paredes para aplicar esta tinta, deverá proceder, conforme a situação que tiver na sua casa.
Como Aplicar a Tinta
Situação | Como Proceder |
---|---|
Importante |
|
Suportes Novos |
|
Suportes Anteriormente Pintados |
|
Suportes Anteriormente Caiados |
|
Suportes com Fungos |
|
Suportes com Manchas SECAS de Humidade, Nicotina, Fumo de Lareira ou de Incêndio |
|
Pode encontrar muitas dessas fichas técnicas aqui no site, ou nos sites dos fabricantes.
- Nunca lavar as paredes nos primeiros 30 dias após a pintura, pois ainda não estão totalmente resistentes a lavagens e podem ficar com manchas.
- Para uma correcta remoção das manchas e nódoas, aplicar na área a limpar um detergente neutro, utilizando uma esponja ou um pano macio que não largue pêlos. Esfregar suavemente a suficiente para remover a mancha, lavando sempre uma área ligeiramente maior do que a que estava suja. Após isto, passar água, de modo a remover eventuais resíduos da limpeza e, com um pano seco, limpar o excesso de água. Atenção: não utilizar produtos abrasivos, pois podem danificar a tinta.
- Para lavar uma parede inteira, começar de baixo para cima, de forma a evitar que a água escorra sobre a zona manchada, o que poderia originar marcas de sujidade difíceis de remover.
Se o seu filho é daqueles que gosta mesmo de escrever nas paredes, saiba que existem tintas que imitam a ardósia e que podem ser uma óptima solução. Por exemplo pode pintar uma parede do quarto e deixar que ele dê asas à sua imaginação. para saber mais sobre esta possibilidade veja aqui.
Comentários
2 Comentários
António Virgílio
Estou encantado com este site. Quem faz isto não é apenas “profissional”. É alguém que gosta que os outros se sintam bem. Parabéns e muito obrigado.
Tintas e Pintura
Olá António,
Nós é que agradecemos pelas simpáticas palavras.
Carlos Santana
Tintas e Pintura
Ainda tens alguma dúvida?