ad
ad

Comentários

6 Comentários

  1. 3

    Diana Carvalho

    Olá Bom dia
    Adorei as dicas acho que a pagina está muito interessante. Tenho um baú antigo que queria pintar. Está em muito bom estado e tem gravado por todo ele aquelas imagens de presépio que queria preservar. Todo ele é trabalhado desde o tampo aos pés, castanho escuro e com as dobradiças e fecho metálico dourado. Queria coloca lo branco, com os metálicos a prata e uma almofada rectangular por cima para servir de acento (ou decoração) numa entrada interior de casa. Podem dar-me algumas dicas? Qual a melhor tinta a usar e lixa? Uma vez que pretendo manter todas as gravuras do baú?
    Obrigada 😊

    Responder
    1. 3.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Diana,

      Pelo que me indica, parece que o baú se encontra envernizado, se assim for terá que retirar tudo até a madeira ficar como se fosse nova, através de lixagem ou raspagem. De seguida, deve proceder tal como se tratasse de uma madeira nova.
      Após lixagem ou decapagem limpar muito bem toda a superfície, aplicar 2 demãos de um primário/subcapa tipo este: https://goo.gl/pLF9tK e acabar com um esmalte aquoso acrílico.

      Para preparar a madeira siga os passos que indicamos neste artigo: https://www.tintasepintura.pt/passo-a-passo-para-restaurar-um-movel/

      Se verificar que surgiu alguma nova dúvida não hesite em contactar-nos de novo, teremos todo o gosto em continuar a ajudá-lo.

      Melhores cumprimentos.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  2. 2

    Paula Nunes

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se há formação prática para restauro de móveis de madeira? em Lisboa.
    Obrigada

    Responder
    1. 2.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Paula,

      Sim, existem alguns locais, veja por exemplo;
      https://www.monstros.pt/workshops-moveis
      http://iao.fress.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=74

      Melhores cumprimentos.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 1

    mafalda

    Olá adorei as dicas, foi pena nao ter vindo aki antes 🙁 eu comecei a pintar um pekeno movel que axo ke nem é bem madeira, mas tem um certo brilho e é liso, e isso me fez pensar que não era necessario lixar, e que nem iria conseguir isso com akele material, passei para a pintura, mas a tinta para alem de nao agarrar bem nao ficou homogenea. sinto.m perdida 🙁 nao sei o que fazer agora?! ja pintei varias demãos..e nao ha meio de resultar…experimento com spray? ou vou ter mesmo ke lixar a peça toda?
    cumprimentos.

    Responder
    1. 1.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Mafalda,

      Muito obrigado pelo seu contacto. Em relação à sua questão, penso que deve ter pintado sobre algum tipo de madeira com revestimento laminado, e é por isso que a tinta não aderiu, porque alguns tipos de laminado são superfícies não porosas, quer dizer, são impermeáveis onde a tinta tradicional não agarra, tal como acontece por exemplo quando se pinta sobre vidro, azulejos, etc. Para estes casos existem primários “promovedores de aderência” que servem para isso mesmo, promoverem a aderência da superfície com a tinta de acabamento.
      Como já pintou, agora terá que lixar muito bem toda a superfície, depois aplicar o primário e finalmente pintar.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder

Ainda tens alguma dúvida?

Se depois de leres o nosso artigo ainda ficaste com alguma dúvida, consulta a nossa “Base do Conhecimento”. Nesta página poderás encontrar resposta para um grande número de questões.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *