Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Marcas

Tintas do Mundo – Suvinil

A história da marca Suvinil começa no ano de 1961 em São Paulo no Brasil e é hoje uma referência no mercado das tintas decorativas nesse país. SUVINIL A SUVINIL deseja levar sempre comodidade e facili...

Tintas Mundo Suvinil
20

A história da marca Suvinil começa no ano de 1961 em São Paulo no Brasil e é hoje uma referência no mercado das tintas decorativas nesse país.

SUVINIL

A SUVINIL deseja levar sempre comodidade e facilitar a sua vida, desenvolve produtos inovadores com as mais avançadas tecnologias, conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores que buscam renovação, bem-estar e qualidade de vida por meio das sensações que as cores proporcionam.

A história

A história da marca começou em 1961 quando o empresário Paulista Olócio Bueno, proprietário da Super, até então uma pequena fábrica de tintas para automóveis que funcionava no bairro da Pompéia (SP) desde 1945, decidiu copiar uma Tinta à base de látex sintético, chamada PVA.
 
O composto, também conhecido popularmente como vinil, levou o empresário a mudar o nome de sua fábrica para SUVINIL, formado por “SU”, de Super, e “VINIL”.
 
A empresa surgiu com a produção centralizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, e algumas estratégias inovadoras: o diretor de vendas Augusto Cretella ia ao encontro com pintores de paredes que conhecia e levava-lhes latas de tinta com modificações para ver se eles as achavam melhores ou piores. Ouvia com muita  atenção a opinião dos pintores e repassava-as ao laboratório com a recomendação de que fizessem as alterações. Com isso, a SUVINIL produzia a tinta que o pintor queria.
suvinil
Três anos mais tarde, o negócio de tintas automóvel crescia e nascia a Combilaca, nome inspirado na Kombi, da Volkswagen, empresa a quem vendia praticamente toda a sua produção de tinta automóvel. Enquanto isso na Alemanha, a empresa BASF entrava no ramo das tintas, adquirindo a Glasurit Werke, uma das maiores companhias européias do sector. Após tentativas em vão com empresas americanas, japonesas e austríacas, Bueno dirigiu-se à BASF ao saber que a Glasurit pretendia instalar-se no Brasil. Os alemães compraram 60% das ações da Combilaca, cuja razão social passou a ser Glasurit-Combilaca. Em 1969, a BASF fundou a Glasurit do Brasil, que incorporou a Combilaca e a SUVINIL.
suvinil fabrica
A fábrica de São Bernardo crescia velozmente. Na década de 70 concentraram as suas prioridades na expansão da Glasurit e da SUVINIL para outras regiões do país. Em 1975, foram instalados escritórios de vendas no Sul, no Nordeste e no Rio de Janeiro. Mais tarde, entre 1977 e 1979, impulsionada pelo crescimento do segmento de construção civil (alavancado pelo “milagre económico”), a BASF inaugurava, quase ao mesmo tempo, três fábricas: a de Santa Cruz, no Rio de Janeiro; a de Sapucaia, no Rio Grande do Sul e a de Jaboatão, no Recife.
produtos suvinil
Após o fantástico período de crescimento, veio à diversificação. Ao entrar na década de 80, os dirigentes da BASF perceberam que já não bastava produzir o PVA. Era necessário ir ao encontro do mercado, que começava a demandar por novidades. Assim, em 1983, surgiu a primeira tinta SUVINIL não destinada às paredes. Era a Suvinil Piso, resultado de avanços tecnológicos que permitiram produzir uma tinta tão resistente que se podia andar sobre ela. Um ano depois seria lançada a tinta acrílica, mais uma opção durável, resistente e lavável, que propiciava Brilho às paredes, diferenciado-a do PVA. Mais tarde seria lançado o Acabamento acetinado.
máquinas tintométricas
A primeira vez que a SUVINIL lançou-se na publicidade foi com o Santos Futebol Clube que, vestindo o equipamento com o logotipo da marca, foi à França e venceu o torneio europeu de 1987. A década de 80 foi marcante para a SUVINIL, que atingiu a liderança do segmento de tintas imobiliárias e viu aumentar, ano após ano, a sua participação no mercado brasileiro. No começo da década de 90, com a abertura do Cone Sul, a unidade de tintas da BASF iniciou planos para conquistar a região com a marca SUVINIL, que logo se fez presente na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. No Brasil, a tecnologia das máquinas tintométricas, já usadas para a Repintura de automóveis, chegava em 1994 aos balcões das lojas de tintas decorativas. A SUVINIL não tardou a lançar o seu equipamento, batizado de Sistema SelfColor.
revista Suvinil Express
A segunda metade da década de 90 notabilizou-se pelos efeitos positivos do Plano Real sobre a economia. Com a Estabilidade da moeda o consumo de tintas ganhava novo impulso. A partir desse momento, já não bastava à SUVINIL ser líder de segmento ou ser reconhecida como sinônimo de qualidade. Era preciso mais, afinal os novos tempos demandavam agilidade, agressividade e ousadia. A marca iniciou então um bem-sucedido plano, que compreendia o aumento de seu portfólio de produtos, a adoção de uma estratégia de marketing mais agressiva e a criação de um eficaz projeto de relacionamento com os clientes. Ainda como parte da estratégia de relacionamento, em outubro de 1996, foi lançada a revista Suvinil Express, de 20 páginas e 28 mil exemplares. De abrangência nacional, é distribuída gratuitamente aos clientes, pintores, decoradores, arquitetos e consumidores.
Efeito Suvinil Renovar é facil
A partir de 1997, a SUVINIL deu início à diversificação da produção lançando um novo produto a cada ano. Deste modo, surgiram as tintas Fachada e Gold. A primeira revolucionou o mercado com suas características de Flexibilidade, que permitia acompanhar as contrações e dilatações das paredes, tornando-as impermeáveis e resistentes a infiltrações causadas por pequenas fissuras e trincas. Foram necessários cinco anos em pesquisas para chegar a esse resultado. Já a segunda era uma tinta premium, 100% acrílica, atendeu a um mercado sofisticado. Seu requintado acabamento acetinado recebeu uma carta de doze cores exclusivas, assinada pelo renomado arquiteto Roberto Migoto. Nos anos seguintes a SUVINIL continuou lançando produtos revolucionários e pioneiros, consolidando a sua posição de liderança absoluta no Brasil. Em 2006, a marca lançou a sua nova campanha – Efeito Suvinil: Renovar é fácil. É só querer. – inspirando o consumidor a renovar os ambientes da sua casa de uma forma fácil e rápida, bastando para isso experimentar as cores e sensações da SUVINIL numa parede para renovar o astral da sua casa.
suvinil

A linha do tempo depois do ano 2000

Ano 2000

  • Lançamento do primeiro Primário para Paredes à Base de Água, diferenciando-se dos outros por ser diluído com água, dispensando assim a utilização de solventes.
  • Lançamento do Suvinil Verniz Alta Performance, também conhecido por Stain, cujo destaque era a máxima resistência e o Rendimento duplamente superior.
  • Lançamento do Suvinil Texturatto nas versões Renaissance e Classic. Hidrorrepelente, requintado, econômico e prático, passou por rigorosos testes que lhe asseguravam alto desempenho e excelente aceitação por parte do consumidor. No ano seguinte, frente ao sucesso do produto, a linha recebeu a versão Texturatto Originalle, de acabamento mais fino, sem grãos.
  • A marca criou o Clube Amigo Suvinil, um programa que oferece aos sócios produtos de qualidade e benefícios para que possam se aperfeiçoar cada vez mais, tendo como principal objectivo a capacitação e fidelização dos profissionais.

Ano 2001

  • Lançamento da Suvinil Esmalte Epóxi, ideal para ser utilizada em azulejos, pisos, Alvenaria, Reboco, concreto, superfícies metálicas e madeiras não-resinosas. Possibilitava mudar ou reformar ambientes sem necessidade de retirar os azulejos.

Ano 2002

  • Lançamento da Suvinil Exteriores, um produto para uso externo, que era resistente a intempéries, trazendo mais Durabilidade para as pinturas externas.
  • Lançamento da Suvinil Magic, uma tinta que utilizava uma tecnologia que permitia a fixação de magnetos na parede, criando mais uma opção para que o consumidor pudesse ousar no momento de decoração com magnetos, fotos, postais, etc.
  • Lançamento da linha Suvinil Effect Line com os produtos Gel de Efeitos Especiais, que trazia efeitos de Envelhecimento nas texturas; e Suvinil Acrílico Perolado, um produto inovador, exclusivo da marca, e que permitia acabamento com brilho perolado.

Ano 2003

  • Lançamento da linha Suvinil Construções, especialmente desenvolvida para atender às necessidades do mercado de construção civil. Eram tintas para aplicação específica nos mais diversos tipos de superfície, como por exemplo, alvenaria, Gesso, blocos de concreto, concreto ou paredes já pintadas.

Ano 2004

  • Lançamento das cores Suvinil SelfColor para despertar as melhores sensações do seu lar: tranqüilidade, alegria, acolhimento, energia. As cores têm vida própria. Vibram, relaxam e inspiram as emoções. A SUVINIL oferece, através do leque SelfColor, mais de 1.200 opções de cores nos mais diversos acabamentos. Além do leque disponível nas lojas, o banco de dados é capaz de encontrar a cor que o consumidor sonha e transformar a sua casa.

Suvinil SelfColor

Ano 2005

  • Lançamento do Suvinil ColorTest, pequenas latinhas de tintas com 202,5 ml, permitindo ao consumidor inovar nas cores das paredes e realizar testes em diversos tons para se certificar que a cor escolhida é a ideal. Recentemente a linha Suvinil Color Test ganhou nova embalagem, mais moderna, colorida e com uma parte transparente que permite a visualização da cor escolhida.

Ano 2006

  • Lançamento do inovador Esmalte Seca Rápido, um esmalte a base-água com baixíssimo odor, Secagem rápida, aplicação em madeira e multimetais e favorável ao meio ambiente, já que dispensa o uso de solventes.

Ano 2008

  • Lançamento dos acrílicos “Sem Cheiro”, que incluíam os quatro principais acrílicos da marca – Toque de Seda, Limpa Fácil, Fosco e Semi-Brilho. Os lançamentos asseguravam maior bem-estar ao consumidor no processo de pintura, não precisando alterar a rotina da família esperando 17 horas, em média, para o desaparecimento do cheiro da tinta. Com novos acrílicos SUVINIL o cheiro da tinta saí em até três horas após a aplicação.
  • Lançamento do Suvinil Látex Maxx, cujas principais características são resistência duas vezes maior e rendimento 40% superior. A sua formula à base de nanopartículas, tecnologia exclusiva da SUVINIL, permitiu a criação de uma tinta muito mais robusta e que oferece ao mesmo tempo resistência, rendimento e o óptimo acabamento que consagrou o Látex Suvinil no mercado.
  • Lançamento de 23 novas cores prontas, com destaque para o Tomate Seco, Tâmara, Verde Orquídea e Safári, além do Viena e Amazônia, que são encontrados no Suvinil Exteriores, linha mais resistente às ações do tempo. O leque de cores apresenta 80 novas cores que também refletem as tendências do ano. Nas cartas de combinações de cores, o consumidor encontra sugestões práticas para diversas tonalidades.
  • Lançamento da linha Suvinil Spray Multiuso, disponível na embalagem de 400 ml em 19 opções de cores, também em verniz brilhante e fosco, é indicada para pequenas áreas, Prática no uso, sua preparação da superfície é a mesma para uma pintura normal. A SUVINIL é a primeira marca brasileira a produzir Spray com anel identificador de cor e com ilustração exclusiva para as suas embalagens.

Suvinil Spray Multiuso

A Evolução Visual

No final da década de 90, não bastava ter um marketing agressivo e uma nova maneira de se relacionar com os clientes. A SUVINIL entendeu que precisava ir mais longe, chegar à alma da marca. Assim, ao completar 37 anos de idade, em 1998, a marca SUVINIL foi submetida a um lifting rejuvenescedor, para que sua imagem correspondesse à revolução tecnológica de seus produtos. Desse modo, a nova identidade corporativa foi redesenhada agregando ao nome SUVINIL a idéia de modernidade, movimento, inovação e emoção. Um S dourado foi acrescentado ao logotipo, conferindo mais nobreza aos atributos da marca.
evolução visual
As embalagens também foram renovadas e passaram a trazer todas as informações que o consumidor pedia como a forma de aplicar e os benefícios do produto. A remodelação atingiu igualmente o layout das lojas de tintas. A marca desenvolveu um projeto de merchandising que mexeu para sempre com a aparência dos estabelecimentos. Eles deixaram de se parecer com depósitos de latas para se parecerem com butiques atraentes e organizadas. Por meio de um manual a empresa orientou os lojistas na correta exposição de produtos e como fazer uma boa sinalização. Estimulou a reforma das fachadas das lojas e investiu em vistosos cartazes e banners para decorar os pontos-de-venda.

Os Slogans

  • Renovar é fácil. É só querer. (2006);
  • A melhor tinta do Brasil;
  • A tinta do Brasil;
  • Para não pintar arrependimento, acerte na lata;
  • Suvinil SelfColor. Todas as cores que você imaginar;
  • Suvinil SelfColor. Cada cor uma sensação.

suvinil slogan

Dados Corporativos

  • Origem: Brasil;
  • Fundação: 1961;
  • Fundador: Olócio Bueno;
  • Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil;
  • Proprietário da marca: Basf S.A.;
  • Capital aberto: Não (subsidiária);
  • Presidente: Dr. Rolf-Dieter Acker;
  • Diretor de tintas: Francisco Verza;
  • Facturação: Não divulgado;
  • Lucro: Não divulgado;
  • Presença global: 30 países;
  • Funcionários: 1.200;
  • Segmento: Materiais de construção;
  • Principais produtos: Tintas;
  • Ícones: As latas coloridas;
  • Slogan: Renovar é fácil. É só querer.

A Marca no Mundo

A BASF distribui a sua linha de produtos SUVINIL em mais de 34 escritórios de representação, além de estar presente também em toda a América do Sul, Cuba, Estados Unidos e alguns países da Europa e África. Com 60% de participação no segmento premium, a SUVINIL prova a liderança e confiança adquiridas. Com fábricas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), a marca produz uma completa linha de produtos, constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura, que atendem aos mercados onde estão representados.

Fonte: Site o Mundo das Marcas

Site da Suvinil

Este artigo foi importante para si?

Leia Também

 3 Mensagens

  1. Luís Nascimento
    Luís Nascimento
    31 Dezembro, 2022 às 12:22

    Bom ano ,
    Venho por esta , consultar as possibilidades de representar a marca , ou adquirir produtos da SUVINIL .
    Me localizo em África mais propriamente em país Angola.
    Construtor de renome no estado/ provincia de Benguela.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      2 Janeiro, 2023 às 16:36

      Boa tarde Luís

      Não somos representantes de nenhuma marca, mas sim uma plataforma de informação nas áreas das tintas e pintura.~
      Deverá contactar diretamente a Suvinil no Brasil.

      Melhores cumprimentos

  2. carlos pires
    carlos pires
    15 Outubro, 2017 às 12:17

    bom dia,
    gostava de saber se tem spray verniz e quanto custa

    obrigado

    Responder

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT