ad

Posts Relacionados

35 Comentários

  1. 25

    Paula Sacoto

    Bom dia.
    Preciso pintar o meu estabelecimento e não sei qual a melhor tinta qualidade/preço.
    O prédio tem muita humidade por fora o que esta a afectar o interior, tenho muita humidade nas paredes interiores e queria uma tinta não muito cara.
    Tenho também uns móveis para restaurar se me poder aconselhar uma tinta, muito obrigado.

    Responder
    1. 25.1

      Tintas e Pintura

      Olá Paula Socoto;

      Obrigado pelo seu contacto.

      Se realmente o prédio tem problemas exteriores de infiltrações que afectam o interior, primeiro e antes de gastar dinheiro deveria tentar convencer o senhorio a arranjar o exterior do prédio.
      Não existe nenhuma solução que lhe resolva definitivamente o problema que tem no interior se o exterior continuar estragado e a deixar entrar água, possivelmente terá também problemas de salitre.
      Não aconselho a aplicação de tintas baratas numa situação destas, antes pelo contrario, é nestas situações que se devem utilizar os melhores produtos.
      Existem alguns bons produtos para tratar estes tipos de problemas mas são mais caros, como por exemplo a tinta Anti-condensação da Barbot para o interior, ou a tinta Cinoxano da Cin para o exterior.
      Outra solução, se o caso já for bastante difícil de resolver, é mandar fazer paredes falsas em pladur deixando um espaço entre as paredes afetadas e as de pladur (caixa de ar).
      Seja como for e como lhe disse antes, só se o prédio for arranjado por fora é que irá deixar de ter problemas no interior.

      Sempre ao dispor.
      Tintas e Pintura
      Carlos Santana

      Responder
  2. 24

    Duarte

    Boa tarde. Vou pintar os muros do meu quintal. Já removi a tinta velha (em algumas zonas saltou até ao reboco) e lavei tudo com máquina de pressão. Pode aconselhar-me o melhor primário e a melhor tinta a usar? Tenho lido que em muros é melhor usar uma tinta 100% acrílica porisso estava a pensar usar a Barbocril Plus. Quanto ao primário, não faço mesmo ideia (Fixador? Isolante?)…
    Muito obrigado pela sua atenção.
    Cumprimentos, Duarte.

    Responder
    1. 24.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Duarte;

      As tintas 100% acrílicas são muito resistentes, normalmente é o que se aconselha para pintar exteriores.
      Como se trata de muros há pessoas que preferem soluções mais económicas e optam muitas vezes por tintas fracas, o que, na minha opinião, é um erro, porque vão ter que pintar os muros com uma frequência muito maior, logo o custo ao fim de 4, 5 anos será muito maior.
      A tinta que me indica é uma boa tinta, veja a ficha técnica e os conselhos aí indicados, assim como o primário a utilizar, este varia conforme o caso; http://tintasepintura.pt/wp-content/assets/artigos/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichBarbot/PaginasProdutos/Tintas/TINTA_20BARBOCRIL_20PLUS.pdf.
      No mercado existem opções semelhantes de outras marcas, como se trata de uma tinta de alta qualidade (100% acrílica), a qualidade destas são semelhantes. Opte por uma marca que goste, desde que seja uma marca reconhecida no mercado. Deve comprar a tinta e o primário da mesma marca e que sejam compatíveis, para evitar problemas.
      Aconselho que deixe os muros secarem muito bem, antes de pintar, repare que estamos numa altura do ano em que existe muita humidade e por isso não é a mais indicada para pinturas exteriores.

      Sempre ao dispor.

      Tintas e Pintura
      Carlos Santana

      Responder
      1. 24.1.1

        Duarte

        Olá de novo. Antes de mais muito obrigado pela sua pronta resposta. Gostaria de fazer mais uma pergunta: Disseram-me que se pintasse com Dioplaste duraria o mesmo tempo e é uma tinta mais em conta. O que acha que será mais vantajoso? Desde já agradeço a atenção.

        Responder
        1. 24.1.1.1

          Tintas e Pintura

          Boa tarde Duarte:

          Como lhe disse antes, as melhores tintas para exteriores são as 100% acrílicas, não é o caso da Dioplaste, esta é uma tinta vinílica. Não quero dizer com isto que a Dioplaste não seja uma tinta com qualidade e pode servir muito bem para pintar uns muros ( há quem os pinte com tinta muito inferior), no entanto esta tinta é mais indicada para interiores, só lhe posso dizer que as tintas acrílicas e principalmente as 100% acrílicas são sempre muito mais resistentes.
          A escolha deve depender do tipo de trabalho (qualidade) que se quer fazer e também da “carteira” que se tem.

          Sempre ao dispor.

          Tintas e Pintura
          Carlos Santana

          Responder
          1. 24.1.1.1.1

            Duarte

            OK. Acho que prefiro mesmo avançar com a Barbocril. Acho que acabará por me sair mais barato a longo prazo porque se calhar dura o dobro do tempo da Dioplaste. Obrigado pela sua resposta. Cumprimentos, Duarte.

          2. Tintas e Pintura

            Olá Duarte:

            É importante que se lembre que agora não é a altura certa para pintar exteriores, quer sejam paredes, muros ou outro suporte qualquer.
            Espere por melhores dias, mais secos, sem humidade e que os muros estejam bem secos.

            Sempre ao dispor.

            Tintas e Pintura
            Carlos Santana

          3. 24.1.1.1.2

            Duarte

            Boa noite Sr. Carlos Santana. Na loja de tintas disseram-me que como o reboco do muro está em bom estado bastaria usar o primário Barbot Primer que é mais barato. Estive a ver a ficha do produto e de facto agrada-me mas queria saber qual a sua opinião… E não se preocupe, só tenciono pintar na Primavera :)

          4. Tintas e Pintura

            Olá Duarte;

            O primário que me indica é um bom primário, e parece-me que serve perfeitamente para o que pretende.

            Sempre ao dispor.
            Tintas e Pintura
            Carlos Santana

  3. 23

    Luísa

    Boa tarde,gostaria que me esclarecessem uma dúvida, se possível.
    Qual a diferença entre aplicar um primário e um isolante?

    Obrigada

    Responder
    1. 23.1

      Tintas e Pintura

      Olá Luísa,

      Obrigado pelo seu contacto.

      Na verdade um isolante é um primário. Todos os produtos que se aplicam para preparar as superfícies antes de se aplicar a tinta de acabamento são chamados de primários. Estes podem ser de vários tipos; selantes, fixadores, aglutinadores de aderência, etc. conforme a necessidade para a situação em causa. Existem de base aquosa e de base solvente, mas este é outro assunto.

      Sempre ao dispor.

      Tintas e Pintura
      Carlos Santana

      Responder
      1. 23.1.1

        Luísa

        Obrigada Sr. Carlos pela sua resposta.
        Comecei a trabalhar numa loja de tintas…e tenho essa dúvida. Quando dar ao cliente um isolante ou um primário… Obrigada

        Responder
  4. 22

    Tintas Pintura

    Resposta ao Mike;

    Principalmente para pintar exteriores nunca se deve ir para tintas baratas, este é um dos maiores erros que se fazem, dizem que o barato sai caro e neste caso é certo.
    Escolha uma tinta plástica 100% acrílica, a marca desde que seja de uma reconhecida no mercado pela sua qualidade tanto faz, entre estas a que encontrar na sua zona com melhor preço.

    Pode ver aqui no blog as tintas que existem das diversas marcas no menu Marcas > Produtos/Tintas > Fichas Técnicas.

    Sempre ao dispor.

    Tintas e Pintura
    Carlos Santana

    Responder
  5. 21

    Mike

    Boa noite
    gostaria de repintar a fachada da minha casa, actualmente a mesma esta pintada com tartaruga da robialac e aguentou 7 anos apenas com alguma descoloração na parte mais exposta ao sol.
    Tenho visto vários preços mas não sei qual será a melhor opção e se possível a mais económica.

    Cumprimentos
    Miguel

    Responder
  6. 20

    Tintas Pintura

    Boa tarde Maria João;

    Muito obrigado pelo seu e-mail.

    Houve alterações em relação a estes produtos da marca Barbot, anteriormente eram realmente esmaltes aquosos como pode ver na ficha técnica do produto Barbosilk; http://dl.dropbox.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichBarbot/PaginasProdutos/Esmaltes/BARBOSILK.pdf, mas entretanto eles alteram e agora são tintas plásticas como pode ver a ficha técnica; http://www.barbot.pt/arq/fich/Tinta_BARBOSILK.pdf, a diferença entre Barbomat e Barbosilk é apenas no brilho, uma é mate e a outra acetinada e ainda têm a Barbosoft que é semi-mate, ou seja, fica entre uma e a outra. Já a Barbocril Plus é uma tinta plástica mate 100% acrílica, por isso de grande qualidade, indicada para fachadas exteriores.

    Para paredes em zonas com humidade como cozinhas e casas de banho têm uma tinta que se chama, Tinta Anti-condensação, pode ver a ficha técnica aqui; http://www.barbot.pt/arq/fich/TINTA_20ANTI-CONDENSA__O.pdf, que será mais indicada para o seu caso.

    Espero ter ajudado.

    Sempre ao dispor.

    Tintas e Pintura
    Carlos Santana

    Responder
  7. 19

    maria joão martins

    informações sobre tintas:

    Bom dia gostaria de saber a diferença sobre a barbotcril e a barbotsilk se são ambas esmalte aquosas e qual o mais indicado para casas com grandes humidades e bolores obrigado.

    maria joão martins

    Responder
  8. 17

    Anonymous

    boas venho por este meio pedir umas dicas.
    pentei a minha casa a relativamente 3 anos, agora esta apareçer humidade nas paredes e tectos umas manchas… que tinta aconselham e algum produto a por em questao…

    Responder
  9. 16

    Tintas e Pintura

    Resposta a Anónimo;

    A tinta começou a cair possivelmente devido ao facto do tecto não ter sido devidamente preparada quando foi feita a pintura.

    Se o tecto falso for de gesso ou pladur, deverá aplicar um primário aglutinador para este tipo de superfícies e só depois depois aplicar uma tinta de acabamento.

    Uma vez que se trata de uma divisão sujeita a humidade pinte toda a área com uma tinta de qualidade, com grande resistência a factores de humidade e que seja lavável. Pode escolher entre uma tinta plástica acetinada ou um esmalte aquoso.

    Em qualquer boas loja de tintas vai encontrar os produtos que necessita para o seu caso.

    Sempre ao dispor
    Tintas e Pintura

    Responder
  10. 15

    Anonymous

    As minhas WC possuem teto falso. Durante o Inverno, com a condensação, a tinta começou a cair. Existe algums tinta especifica para este caso?

    Obrigada.

    Responder
  11. 14

    Tintas e Pintura

    Resposta a Anónimo;

    Uma boa tinta deve deixar respirar as paredes, isto é importantíssimo para uma boa “saúde” das mesmas.

    Por essa razão devem ter uma baixa permeabilidade à água protegendo-as da penetração da água e ao mesmo tempo uma boa permeabilidade ao vapor de água que vai garantir que as paredes possam respirar, permitindo a eliminação, sob a forma de vapor de água que porventura exista no interior das mesmas.

    Teoricamente, esta situação deve acontecer com as tintas de que me falou, por serem tintas de boa qualidade e apropriadas para paredes onda exista bastante humidade (cozinhas e casas de banho), mas nas fichas técnicas das mesmas não existe qualquer referência a esta situação, por isso garantir que estas são 100% impermeáveis, é impossível.

    Se deseja impermeabilizar completamente as paredes, o que não aconselho, pelo facto de que estas devem poder respirar, então para isso existem produtos próprios.

    Sempre ao dispor.
    Ajudar é um prazer!

    Responder
  12. 13

    Anonymous

    Resolver o problema da má construção, má estrutura, mau isolamento (caixa de estores), etc… não será muito fácil nem económico. Em relação às duplas a criar vapor de água, a única solução é mesmo tentar arejar a casa sempre que possível e utilizar desumidificadores.
    Fiquei sem perceber se concordam com a ideia que me foi transmitida, do esmalte aquoso não deixar entranhar tanto a humidade? Pela vossa experiência será que poderei eventualmente limpar gotas de água que se passem a formar na tinta esmaltada, ou vai entranhar na mesma?
    Obrigado de novo.

    Responder
  13. 12

    Tintas e Pintura

    Resposta a Anónimo;

    Uma vez que estão detectadas as origens do problema, saiba que se não acabar com essas fontes, o seu problema no interior da casa nunca vai ser resolvido, use o que usar mais tarde ou mais cedo vai voltar a aparecer fungos, bolores etc.

    Em relação ao esmalte aquoso e se realmente a questão é poder lavar com bastante frequência, esta será a solução ideal, foi mesmo para isso que esta tinta foi pensada e desenvolvida.

    Já em relação a não aparecer os tais fungos, claro que durante algum tempo não vão aparecer, mas não digo que nunca mais apareceram.

    Se já fez o teste na cozinha e casa de banho e está satisfeito, então avance nos quartos, até porque nestes e à partida terá menos humidades.

    Já agora, também pode usar um desumidificador, que vai ajudar a retirar a humidade em excesso existente no interior e nas próprias paredes da sua casa, e também vai prevenir a infiltração da humidade interior nas paredes.

    Sempre ao dispor.
    Ajudar é um prazer!

    Responder
  14. 11

    Anonymous

    Olá de novo,
    Começo por agradecer os conselhos e esclarecimentos prestados, reconhecendo a extrema utilidade deste espaço. Parabéns pela iniciativa.
    Não querendo estar a aborrecer, a origem dos problemas de humidade está detectada: má construção, má estrutura, mau isolamento (caixa de estores), etc… mas principalmente, duas pessoas a criar vapor de água nos dias mais frios. Os alumínios da janela escorrem água nesses dias, mas as paredes não, o que me leva a crer que a humidade nelas se entranha, alimentando os fungos. Como não chego propriamente a ter condensação nas paredes, será a tinta Anti-Condensação, a melhor opção? A ideia de aplicar o esmalte aquoso era precisamente limpar mais vezes as paredes (como também tenho dois terrores pequenos que adoram rabiscos) e a humidade não se entranhar tanto. Os tais pintores que falei, dizem que sim, mas um funcionário da loja de tintas, disse que os pontos negros vão surgir na mesma com o esmalte aquoso! O que acham?
    O que é certo é que na cozinha (onde chega a haver mais humidade do que nos WCs) que foi pintada na mesma altura, não tenho qualquer vestígio de fungos.
    Claro que independentemente da tinta escolhida, a solução passa por arejar a casa sempre que possível e utilizar desumidificadores.
    Obrigado.

    Responder
  15. 10

    Tintas e Pintura

    Resposta a Anónimo;

    A diferença entre a tinta Barbosoft e Barbosilk é apenas no brilho, a primeira é semi-mate e a segunda é acetinado.

    Repare que as tintas de esmalte aquoso são usadas geralmente em zonas que são sujeitas a grande desgaste, paredes de escolas, hospitais, fábricas, etc. onde pelas suas características as paredes têm que ser lavadas com muita frequência sem que a tinta se estrague.

    Para um quarto normal, com problemas de humidade, não me parece que seja a solução mais indicada, por exemplo a Tinta Anti-condensação,também da Barbot é muito mais indicada, pode ver a ficha técnica aqui; http://dl.dropbox.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichBarbot/PaginasProdutos/Tintas/TINTA_ANTI-CONDENSACAO.pdf

    Se tem problemas de humidade, primeiro verifique a origem da mesma e solucione esse problema na raiz, existem produtos para isso quer para o exterior quer no interior.

    Sempre ao dispor.
    Ajudar é um prazer!

    Responder
  16. 9

    Anonymous

    De acordo!
    A tinta seria para aplicar nos tetos interiores, que tinham sido pintados há 6 anos com Dioplaste misturada com antifungos e que apresentam agora junto ao vértice da parede que dá para a rua, alguns pontos escuros devido à humidade interior. (Também já vi e agradeço os conselhos para evitar isto… é um facto que não arejava a casa, por questões de segurança, mas é uma ótima ideia usar desumidificadores) Para as paredes interiores que dão para a rua terei de apostar noutra tinta, naturalmente mais cara, porque tem mais pontos de humidade.
    Já agora aproveito para fazer uma pergunta que não reúne consenso junto dos pintores com alguma experiência com quem já falei:
    Pintar os quartos com tinta esmaltada (Barbosilk com que pintei o teto da cozinha, Barbosoft) ajudará a resolver este problema, tendo em conta que depois a humidade terá a tendência a escorrer, tal como acontece nos alumínios? Ou o problema persistirá se eu não apostar nos desumidificadores.
    Obrigado.

    Responder
  17. 8

    Tintas e Pintura

    Resposta a Anónimo;

    Caro leitor para poder responder à sua questão teria que saber quais são as características desta tinta que está à venda, pelo que consigo saber apenas diz que é uma tinta plástica branca, apenas esta informação não chega para fazer uma analise concreta.
    Pelo preço, e pela experiência que tenho de tintas de baixo custo, julgo que não pode fazer comparações nenhumas com a Dioplaste, esta sim uma tinta com grande qualidade.
    Pessoalmente não recomendo nenhuma tinta de supermercado de baixo preço.
    Para saber mais sobre o custo de uma tinta veja o seguinte post; http://tintasepintura.blogspot.pt/2009/02/o-custo-de-uma-tinta.html

    Sempre ao dispor.
    Ajudar é um prazer!

    Responder
  18. 7

    Anonymous

    O continente tem uma promoção com uma tinta Barbot branca
    http://folhetos.continente.pt/online/2012/04/Hiperdesconto75/
    Será a qualidade desta tinta muito inferior à tinta Dioplaste?

    Responder
  19. 6

    Tintas e Pintura

    Olá Pedro;

    Se a situação é essa então trata-se de condensação e não de infiltração e isso, infelizmente acontece em muitas casas, má construção, falta de isolamento, falta de respiração das paredes, má qualidade de tinta, tanto no interior como no exterior, e isto tudo quando pagamos as casas a peso de ouro.
    Resta-lhe, para não entrar em grandes despesas e grandes obras em sua casa, tentar as soluções que lhe indiquei em cima.

    Boa sorte
    Sempre ao dispor
    Ajudar é um prazer!

    Responder
  20. 5

    Pedro

    Este problema acontece mais numa divisão da casa que é virada a norte logo no inverno fica bastante fria onde entra algum frio pelo buraco da roldana dos estores, as janelas ficam cheias de água, mas esta situação acontece quando está mais frio pois quando chove não aparece qualquer água.

    Responder
  21. 4

    Tintas e Pintura

    Resposta a Pedro;

    O problema poderá ter a ver com a estrutura da casa, má construção, falta de isolamento. Para resolver esta situação poderá ser necessário a intervenção de um profissional especializado nesses problemas, para poder fazer um diagnóstico correcto e aplicar o tratamento mais eficaz.

    Mas primeiro poderá fazer algumas coisas e ver se o problema persiste;

    1º Areje com frequência as divisões com esse problema. Uma boa ventilação é muito importante.
    2º Instale ventiladores na cozinha e casas de banho, a fim de eliminar o ar carregado de humidade.
    3º Use um desumificador eléctrico que absorva a humidade existente no ar.
    4º Pinte as paredes com uma tinta anti-condensação, mas atenção à aplicação, siga as condições exigidas pelo produto, pode ver a seguinte ficha técnica, como exemplo, pois existe muitas marcas no mercado que vendem este tipo de tinta. http://www.barbot.pt/arq/fich/TINTA_20ANTI-CONDENSA__O.pdf.
    5º Se existem terraços por cima da sua habitação, mande isolar esses terraços com uma membrana impermeabilizante.
    6º Veja se a pintura exterior está em boas condições ou se apresenta rachas por onde entre humidade, se for o caso as paredes do prédio/casa deve ser pintada.

    Sempre ao dispor.
    Ajudar é um prazer!

    Responder
  22. 3

    Pedro

    Olá boa tarde. Tenho muita condensação em algumas divisões da minha casa, será que a tinta anti-condensação me irá resolver o problema, já não sei o que fazer mais. Obrigado.

    Responder
  23. 2

    Tintas e Pintura

    Resposta a Miguel Galvão;

    A resposta à sua questão foi enviada por email.

    Sempre ao dispor.
    Ajudar é um prazer!

    Responder
  24. 1

    Anonymous

    Bom dia! Recentemente, mandei pintar a minha casa com tinta Barbot, Barbomat S0540Y10R, 2500 shots, TS ocre. A verdade é que não estou nada contente com os resultados (não a tinta em si, mas a aplicação). Disseram-me para vos contactar, pois havia a possibilidade de a Barbot enviar cá um técnico (V. N. Milfontes) para ver a pintura e escrever um relatório. Relatório esse com o qual eu penso confrontar o Pintor que aplicou a tinta. É assim que a coisa se processa? A vinda de um técnico cá a Milfontes acarreta alguns custos para mim? Agradecia, se possível, me enviassem um email a responder a estas questões, para cafeturco@sapo.pt. Obrigado
    Miguel Galvão

    Responder

Importante:

Se tem alguma questão técnica para nos colocar, consulte primeiro a nossa página “Base do Conhecimento”. Nesta página encontrará um grande número de questões que já foram respondidas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *