ad

Questões Mais Frequentes – Madeiras

Madeiras

Siga os passos descritos abaixo para preparar a madeira nova se vai levar verniz:
  • Verificar se a superfície a ser envernizada está contaminada com óleo, graxa, cera ou qualquer outro produto gorduroso. Se estiver, remover com um pano húmido em aguarrás ou diluente sintético.
  • Verificar se a superfície apresenta partes com mofo. Se apresentar, prepare uma solução com 1 parte de água e 1 parte de lixívia. Aplique a solução nas partes mofadas, aguarde 10 minutos e limpe com um pano húmido de água limpa, caso necessário repita a operação.
  • Após certificar-se que a superfície a ser aplicada não existe contaminantes, efectue a lixagem com uma lixa de grão 220, sempre no sentido dos veios da madeira, aparelhando e abrindo a porosidade da superfície.
    Nota: Caso utilizar lixa de grão grosso (180, 150, 100, 80), efectue de seguida uma nova lixagem com lixa de grão 220.
Após efectuar a preparação acima descrita, a madeira está pronta para levar os produtos seguintes.
Proceda conforme o estado em que se encontrar a madeira;
  • Se a superfície estiver em boas condições, efectuar uma leve lixagem para quebrar o brilho e de seguida aplicar o verniz desejado conforme recomendações da embalagem.
  • Se a superfície estiver em más condições, onde o verniz antigo apresente descascamento ou craqueamento, remova-o completamente. A remoção poderá ser realizada através de lixagem, raspagem ou com um removedor apropriado. De seguida proceder como para uma superfície nova.
    Nota: Caso utilize um removedor, efectue uma limpeza efectiva da madeira com um pano húmido em aguarrás ou diluente sintético.
Efectuar uma leve lixagem com uma lixa de grão 220, e aplicar 1 ou 2 demãos do mesmo tipo de verniz já aplicado. Em caso de produtos diferentes, deve-se verificar as recomendações da embalagem e assegurar-se que ambos são compatíveis.
Para madeiras novas ou envernizadas, deve-se utilizar, normalmente, lixa de grão 220.
A utilização de lixa com um grão grosso deixará marcas visíveis da lixagem na película do verniz aplicado.
A utilização de lixa com um grão fino, superior a 320, deixará a lixagem deficiente.
Isso depende de vários factores, tais como o produto, a preparação, a madeira, etc. Deverá dar as demãos indicadas pelo fabricante ou até obter o acabamento desejado. Leias sempre as instruções do produto.
Aplicar um número de demãos inferiores ao especificado pelo fabricante, implica na redução da durabilidade do produto, aparecimento de craqueamento, descascamento e desgaste de forma precoce, além de diminuir o tempo para a manutenção da superfície envernizada.
Alguns vernizes são usados tal como vem nas embalagens, sem ser necessário a diluição.
Para os casos que requerem diluição, deve-se utilizar o mesmo tipo de dissolvente do produto.
Assim, para aquosos, utiliza-se a água, para os sintéticos, utiliza-se um diluente sintético, etc.
Embora algumas marcas admitam essa possibilidade não é aconselhável tal acção.
Neste caso os riscos são menores do que o contrário, mas também não é muito aconselhável, a compatibilidade entre os produtos é muito importante. Faça sempre um ensaio prévio.
Deve-se aplicar o verniz com um pincel ou trincha, que promoverá a melhor penetração e camada adequada para atingir a durabilidade esperada. Aplicação a rolo ou pistola convencional pode ser utilizado, porém a primeira demão é sempre recomendada a pincel, pois proporciona a melhor impregnação do verniz à madeira.
Esses factores são vários, entre eles podem-se destacar os seguintes:
Temperaturas extremas, resina natural da madeira, excesso de camada, diluente incorrecto, intervalo entre demãos.
Não, por ser um impregnante e de baixa formação de película, para se obter um bom resultado do produto, este deve ser aplicado directamente sobre a madeira.

Não encontrou a resposta que pretendia? Então, envie-nos um e-mail com a sua questão.

Leia Também