ad

Posts Relacionados

14 Comentários

  1. 7

    João Ferreira

    Boa noite,

    Antes de mais aproveito para vos dar os parabéns pelo excelente site e pelo conhecimento que passam a todos os usuários.

    Vou iniciar obras em casa e tenho ideia de pintar asa portas e rodapés de cor branca. Que tipo de tinta devo usar?
    Basta raspar as portas e rodapés, com uma lixa, ou é necessário usar algum decapante.

    As portas e os rodapés são em carvalho, e têm apenas o tratamento original.

    Obrigado!!

    Responder
    1. 7.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá João,

      Deve remover todo o verniz que exista através de lixagem com lixa de papel de grão médio 120/150, lixando no sentido dos veios da madeira. Aplicar duas demãos de primário subcapa para madeiras, tipo (POLYPREP 410 da Cin), lixando ligeiramente entre demãos. Finalmente aplicar uma ou duas demãos de esmalte aquoso ou de base solvente tipo (ESMALTE ACRÍLICO ou SINTECIN da Cin).
      Pode utilizar produtos semelhantes de outra marca, convém que sejam de qualidade e da mesma marca.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  2. 6

    Bruno

    Boa noite,estou a dar velatura acetinada em portas antes envernizadas,o que acontece é que o mesmo leva mto tempo a secar…o que me aconselha a misturar á velatura para acelarar o processo? 1 abraço

    Responder
    1. 6.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Bruno

      Que velatura é que está a usar marca/nome do produto?

      Aguardo a sua informação.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 5

    isabel pereira

    Estou a pensar em remodelar duas comodas do Ikea, queria pintar com um desenho stencil.
    Preciso de passar algum primário em toda a comoda?
    Que tinta devo usar?
    obrigado!
    isabel pereira

    Responder
    1. 5.1

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Isabel

      Depende do tipo do acabamento que as cómodas têm, à partida bastará lixar para promover a aderência da nova tinta.
      Existem várias opções de tinta, pode ser uma tinta de esmalte normal (aquosa), existem em mate, casca d`ovo, acetinada ou brilhante, ou outra solução como por exemplo a que indico no seguinte artigo; http://www.tintasepintura.pt/les-decoratives-restaurar-moveis-antigos/.

      Sempre ao dispor

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. 4

    susanaraquelfernandes@hotmail.com

    Olá boa tarde,

    Estou a pensar pintar um móvel, de pinho ainda virgem, num tom de branco. Não sei o tipo de tinta que devo escolher, porque embora eu não queira que o móvel pareça plástico no final, gostava de conseguir uma boa cobertura.
    Entretanto também queria de saber se depois da tinta branca, dando o esmalte para finalizar, se isso vai proteger o móvel do uso diário. Poderei pousar objectos sem marcar? Trata-se de um móvel aparador…
    Por fim gostaria de saber a diferença entre primário e subcapa.
    Muito obrigada.

    Susana Fernandes

    Responder
    1. 4.1

      Tintas e Pintura

      Olá Susana

      Obrigado pelo seu contacto.
      Pode aplicar tintas de esmalte, existem em brilhante, acetinado e mate (sem brilho), também existem outras opções como por exemplo as que mostro na seguinte página: http://www.tintasepintura.pt/les-decoratives-restaurar-moveis-antigos/
      Se a tinta for bem aplicada e conforme o indicado pela marca do produto, pode utilizar o móvel sem problema.

      – Sub-capa ou aparelho – São tintas utilizadas como camada intermédia entre o primário e o esmalte de acabamento. Trata-se de tintas fortemente pigmentadas, que servem principalmente para dar espessura e tornar a base o mais uniforme possível. Quando a sua aplicação é feita à pistola, designa-se por aparelho.
      – Tinta de acabamento ou esmalte – São tintas especialmente desenvolvidas para conferir ao suporte um aspecto agradável, através do brilho e cor que lhes são característicos.
      – Primário, são produtos que existem de vários tipos e para vários fins, proteger, promover aderência, dar opacidade, etc.

      Leia também:
      http://www.tintasepintura.pt/como-restaurar-um-movel-antigo/
      http://www.tintasepintura.pt/aplicacao-de-tintas-sobre-madeiras/

      Vá a uma boa loja de tintas, de preferência da própria marca que escolher, e encontrará as melhores soluções para o seu caso.

      Sempre ao dispor
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  5. 3

    Miguel

    Boa tarde,

    Acabei de pintar de branco acrílico semi-brilhante umas portas de interior antigas envernizadas e com duas de mão ainda é visível manchas amareladas. Antes de pintá-las, lixei-as muito bem e dei sub-capa.
    O que poderá ser e o que posso fazer?

    Obrigado

    Responder
    1. 3.1

      Tintas e Pintura

      Olá Miguel,

      O verniz pode fazer amarelecer a tinta de esmalte branca, no entanto e uma vez que procedeu conforme me indica, não haveria grande razão para isso acontecer.
      Deve verificar se o esmalte e a sub-capa que utilizou são produtos com a mesma base, por exemplo aquosos ou sintéticos, quando não são é possível que acontece certas reacções e esta pode ser uma delas.

      Deverá dar uma lixagem suave com uma lixa fina, apenas para tirar o brilho e voltar a dar mais uma demão de esmalte, consulte a ficha técnica da tinta (pode encontrar aqui no site) que está a usar para ver as especificações técnicas em relação à diluição que deve fazer na última demão.

      Sempre ao dispor
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  6. 2

    David Oliveira

    Boa tarde,
    Excelente página, os meus parabéns.
    Segui então os seus passos para pintar uns móveis antes envernizados.
    A tinta escolhida foi um branco mate.
    Mas agora deparei-me com um problema é que os móveis ficam marcados basta que lhe encoste alguma coisa. Será que devo aplicar algum verniz para proteger ?

    Responder
    1. 2.1

      Tintas e Pintura

      Olá David

      Obrigado pelo seu contacto.

      É estranho que o móvel fique marcado, dá a impressão que a tinta não está bem seca. Depois da tinta estar bem seca não há razão para isso acontecer.
      Como sabe, pinta-se portas com tintas brancas de esmalte e estas ficam bem e duram bastantes anos, claro que não se pode bater com objectos, fora isso, apenas se sujam com o pó ou quando tocamos nelas com as mãos sujas.

      Não aconselho que coloque um verniz por cima da tinta de esmalte branca, normalmente os vernizes tem tendência a amarelecerem o branco.

      No entanto, isso pode ser feito. Deve fazer, sempre, uma experiência prévia, deverá comprar um verniz incolor que seja compatível com a tinta que usou, ou seja, que tenham a mesma base em comum (aquoso/aquoso, sintético/sintético, etc.), e da mesma marca.
      Depois, arranje um pedaço de madeira idêntica ao do móvel e faça a experiência, aplique a tinta, deixe secar, e depois o verniz, se correr bem, então passe no móvel, escolha uma área mais escondida e aplique só ai e veja como a tinta reage, se tudo correr bem, aplique no móvel todo.

      Sempre ao dispor
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  7. 1

    Jorge Silva

    Bom dia. Parabéns pelo excelente site. Tenho umas portadas de madeira que necessitam de ser repintadas (cor branca). São interiores, mas apanham muito sol e atingem temperaturas altas. Qual a melhor tinta para madeira que resista melhor a temperaturas altas? Muito obrigado.

    Responder
    1. 1.1

      Tintas e Pintura

      Olá Jorge

      Obrigado pelo seu contacto e pelas suas agradáveis palavras.
      Como é para o interior aconselharia um esmalte aquoso tipo este; http://tintasepintura.pt/wp-content/assets/artigos/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichRobbialac/PaginasProdutos/557_086-_089-_096-08-2.pdf, mas estes são um pouco menos resistentes que os de base solvente.
      Os esmaltes de base sintética, poliuretano ou epoxi são os mais resistentes, sendo os últimos dois superiores. veja por exemplo este; http://www.sotinco.pt/particular/produtos/polidur

      Sempre ao dispor
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder

Importante:

Se tem alguma questão técnica para nos colocar, consulte primeiro a nossa página “Base do Conhecimento”. Nesta página encontrará um grande número de questões que já foram respondidas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *