ad

Posts Relacionados

23 Comentários

  1. 20

    Ana Teixeira

    Boa tarde
    Moro num apartamento, que adquiri novo, há cerca de 3 anos. Constatámos uma mancha, que tem vindo a aumentar, em ambos os lados do apainelado (Carvalho), da sala (parede interior). Esta parede coincide com um WC da suite. Será que é proveniente do WC? Contudo, também temos um escurecimento nos apainelados das janelas da mesma sala, mas que dão acesso às varandas, assim, como um escurecimento do soalho, em madeira, junto às referidas janelas. Nesta zona cheira bastante a humidade.
    Na vossa opinião qual a origem da humidade? O WC? As varandas? Ou ambos?
    O que recomendam que faça para tentar saber a origem desta humidade?

    Muito obrigada

    Ana Teixeira

    Responder
    1. 20.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Ana,

      Parece-me que tem problemas de vários tipos na sua casa, quer de infiltrações interiores quer de infiltrações exteriores. Como é evidente não consigo dizer-lhe exactamente quais as causas que estão na origem desses problemas, para isso seria necessário fazer uma avaliação no local, no entanto, aconselho que verifique o seguinte:
      Em relação com a parede que coincide com um WC, veja se não existe nenhuma fuga de água (torneiras, canalizações), ou se não será provocado por infiltrações do poliban ou banheira (às vezes o silicone está velho e deixa passar água quando se toma banho).
      Em relação à parede da varanda, pode haver várias causas para o problema, a saber: infiltrações a partir do exterior, a pintura do prédio estar velha, ou apresentar fissuras, algerozes entupidos, etc.
      O nosso blogue tem uma série de artigos que a poderá ajudar a perceber melhor estes problemas e como os resolver, veja aqui; http://www.tintasepintura.pt/?s=humidade .

      Disponha sempre.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  2. 19

    AnaC

    Boa noite. Vivo numa casa arrendada e tenho bolor na sala e também no meu quarto, mas no quarto da minha filha estão a aparecer tipo uns fungos na parede, de cor branca e sobressaiem, parece como esponja, sei lá… Tenho medo que possa provar alguma doença na criança, é perigoso? O que é? Como posso remover?? Na minha cama também tenho bolor na tábua do colchão, na parte que dá para o chão. E na estante da sala tenho cestos de verga que para além do bolor, fazem procriar uma espécie de insectos brancos minúsculos!! Será que os bichos também aparecem devido à humidade??
    Estou desesperada pois a casa não é minha e não sei o que fazer, pois tenho medo que a nossa saúde esteja em risco!!

    Agradeço resposta!! Cpts!!

    Responder
    1. 19.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Olá Ana,

      Pelo que li no seu contacto a sua casa tem muita humidade, e é por isso que estão a surgir as várias situações que refere, esta humidade pode ser causado por várias razões, quer interiores, quer exteriores. Sem se fazer uma análise no local é impossível dizer-lhe exactamente a ou as razões que estão na origem desses problemas. Possivelmente a razão será a sua casa ser virada a norte e apanhar pouco sol, mas também pode ser problemas de infiltrações ou condensação.
      Para tentar resolver este problema, uma das principais soluções para não ter bolor nas paredes e tectos é a prevenção, para isso areje a casa com bastante frequência, use desumidificadores e aqueça as divisões mais húmidas.
      Estes tipos de problemas para além de estragarem as paredes, os móveis, etc., para a saúde das pessoas também não é nada bom, pode causar alergias, problemas de respiração, etc.

      Caso não consiga resolver o problema de uma forma mais simples, como indico acima, aconselho que mude de casa, uma vez que é arrendada.
      Leia também este nosso artigo para saber um pouco mais: http://www.tintasepintura.pt/tratar-fungos-e-bolores/.

      Sempre ao dispor.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 18

    Cléo

    Gostaria de saber qual é o nome do produto para injetar na paredes de tijolos para impermeabiliza da umidade ascendente e onde posso comprar.

    Responder
    1. 18.1

      Tintas e Pintura

      Olá Cléo

      Em portugal este produto chama-se hidrófugo para injeção, penso que no Brasil também é assim. Pode encontrar este produto em lojas que vendam a marca Sika ou Weber. Veja também neste site: http://drzapi.com.br/produtos/

      Sempre ao dispor
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. 17

    Fernando Pereira

    Como poderei resolver o problema das manchas que aparecem no tecto falso em pladur , principalmente nos cantos do quarto e no cantos das 2 paredes mais viradas a norte.

    Obrigado pelas resposta

    Responder
  5. 16

    Célia

    Desde já obrigada pela ajuda!

    Responder
  6. 15

    Tintas e Pintura

    Resposta a Célia;

    O seu problema é muito comum, pelo menos nas casas construídas em Portugal, os engenheiros que projectam as casas ainda não perceberam que usar a mesma parede para colocar a banheira ou o poliban e um roupeiro, quer seja forrado ou não, não é mesmo boa ideia, e depois acontece isto.

    O problema é que a água dos banhos, assim como a humidade causada pelo vapor da água quente é infiltrada nas paredes, e depois essa humidade acaba por aparecer na parede oposta, que neste caso é a do roupeiro, como o roupeiro está fechado fica o cheiro a mofo.
    Temos um artigo sobre este assunto no nosso blogue que pode ver no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2012/01/combater-humidade-num-roupeiro.html

    Sempre ao dispor.
    Tintas e Pintura

    Responder
  7. 14

    Célia

    Boa tarde!
    Venho aqui em busca de uma solução eficaz para um problema com humidade/fungos.
    Estou neste momento a residir numa casa arrendada. Toda ela é muito arejada e não tenho qualquer problema com humidade, à exceção do WC que, como não tem qualquer extração de ar/humidade acaba por ficar com bolor, que facilmente consigo remover.
    Contudo o problema não é esse, mas sim o fato de num dos quartos, o guarda-roupa (que interiormente é constituído por parede, a qual é também parede do WC, nomeadamente a da banheira) esta constantemente cheio de humidade e bolor, bem como com um cheiro muito desagradável, que inclusive tem “estragado” muita roupa
    Visto isto, procuro uma solução simples e de certa forma económica, para resolver esta situação.
    Pensei talvez pintar o guarda-roupa com alguma tinta anti-fungica ou isolante, que elimine de vez este problema.

    Obrigada.

    Responder
  8. 13

    Tintas e Pintura

    Resposta a Anónimo;

    Leia o nosso artigo no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2011/02/salitre-causas-e-tratamento.html e tem aí a resposta ás suas dúvidas.
    Se mesmo assim tiver alguma dúvida, disponha.

    Tintas e Pintura

    Responder
  9. 12

    Anonymous

    Boa tarde, Tenho umidade ascendente e porosa nas paredes externas de 50 cm de largura ou mais em prédio situado sobre rocha com afins de orçamento para obra peço-lhe o seguinte; Não tenho condições para aplicar produto na parede como o indicado, pensei em retirar azulejos , limpar e aplicar cimento para depois selante ou faço o contrário, aplico o selante sobre a parede sem azulejos , aplico cimento e repasso o selante? para outras paredes que fazem o contorno do prédio , tenho que raspá-las para aplicação do selante ou posso passar sem nenhum trabalho prévio Haveria uma marca mais indicada e onde poderia encontrá-la no Rio de Janeiro? Obrigada

    Responder
  10. 11

    Tintas e Pintura

    Resposta a Jorge Gomes;

    Em relação à sua questão, posso-lhe indicar que existe uma membrana para impermeabilização de terraços e/ou outras áreas, como por exemplo a que me indica. Existe membrana que pode ser transitável e outras que só pode ser pisada esporadicamente, depende da área em que vai ser aplicada, assim se deve escolher.
    Em termos gerais terá que retirar a tela de alumínio e depois da área estar toda limpa aplicar esta membrana.
    Apenas como exemplo, pois existem produtos semelhantes de muitas outras marcas e preços, veja a seguinte ficha técnica; http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/37_016-76__09-1.pdf
    e a seguinte página; http://www.aquastop.com.pt/.

    Sempre ao dispor.

    Tintas e Pintura

    Responder
  11. 10

    Jorge Gomes

    Queria fazer a impermeabilização de uma moradia antiga qual a melhor solução par substituir a tela de alumínio.

    Responder
  12. 9

    Jorge Gomes

    Tenho problemas de infiltração de humidades em uma moradia, creio que entra por os guarda fogos junto ao telhado, nas zonas das vigas e também junto as pedras da cantaria das janelas.
    Sei que existia uma forma de impermeabilizar toda a casa com um produto que veio a substituir a tela de alumínio, era tipo o género de uma rede que se dava o nome de véu de noiva e era colocada com um produto gelatinoso tipo borracha transparente.
    Qual será a melhor solução para este problema?

    Responder
  13. 8

    Carlos Santana

    Resposta a Anónimo;

    Uma coisa que pode fazer é colocar algum tipo de ventilação das áreas afectadas, wc e cozinha.
    Se o problema for da condensação, e se as paredes estivessem pintadas com uma tinta de grande qualidade provavelmente não teria este problema, mas como devem-lhe ter pintado estas divisões com uma tinta fraca, sem qualidade e por isso sem os tais anti-fugos e algas é normal aparecerem os problemas que tem.
    Faça o tratamento que eu indico em cima, ventile as áreas e julgo que resolve o seu problema.
    Em relação ao produto anti-fungos pode comprar em qualquer casa que vendam tintas, não lhe indico nenhuma marca em especial, porque neste caso julgo não ser necessário uma marca especifica.
    Em relação à tinta com que pintar no final, aí sim indico-lhe que compre uma marca de grande qualidade, e que possa ser lavável, uma vez que se trata da cozinha e da casa de banho.

    Espero ter ajudado.
    Tintas e Pintura

    Responder
  14. 7

    Anonymous

    Boa tarde,
    eu tenho problemas de humidade no wc e cozinha. A origem da humidade penso que seja da condensação.
    Para “resolver” este problema o que recomendam?
    dos exemplos anteriores falam de solução anti-fungos, é facil de se encontrar numa casa da especialidade?

    nas soluções dadas recomendam alguma marca em especial?

    desde já agradeço a ajuda.

    cumprimentos

    Responder
  15. 6

    Carlos Santana

    Resposta a Anónimo;

    Em relação ao seu problema tem neste post toda a informação necessária. no entanto terá que fazer algumas coisas, tais como:
    1º – Perceber de onde vem (origem) a humidade.
    2º – Resolver o problema na fonte de origem, por exemplo fuga na canalização ou infiltrações.
    3º – Lavar muito bem as paredes e tectos com uma solução de água com lixivia.
    4º – Passar um pano apenas com água.
    5º – Deixar secar muito bem.
    6º – Aplicar uma solução anti-fungos e algas em toda a zona afectada.
    7º – Voltar a pintar com uma tinta plástica de grande qualidade que tenha na sua composição anti-fungos e algas.

    Espero ter ajudado.

    Tintas e Pintura

    Responder
  16. 5

    Anonymous

    Tenho muita humidade na casa de banho e no tecto da sala qual é o melhor produto para usar e eliminar o problema? Um abraço

    Responder
  17. 4

    Tintas e Pintura

    Resposta a anónimo;

    A humidade dentro de uma casa é um fenómeno que acontece normalmente devido a uma má construção da habitação. Existem várias formas de minimizar este problema, mas quase nunca se consegue resolver na totalidade.
    O ar condicionado pode fazer, se ligado no calor, as paredes ficarem mais secas e logo ser uma das maneiras de minimizar esse problema, ou seja o ar condicionado pode ajudar numa melhoria do problema (não resolve a situação), e não piorar o problema da humidade dentro de uma casa.
    O desumidificador é outro aparelho que ajuda a retirar a humidade das paredes.

    Espero ter ajudado.

    Responder
  18. 3

    Anonymous

    gostaria de saber se o ar condicionado provaca humidade nas paredes.
    Obrigada

    Responder
  19. 2

    Tintas e Pintura

    Resposta a Anónimo;

    Para começar terá que retirar muito bem a tinta antiga, use uma espátula e ou jacto de água, se ela fica e não está bem agarrada, vai sempre acontecer o que me diz.
    Depois terá que aplicar um primário fixador para paredes, só depois poderá aplicar a tinta final.
    Espere o tempo indicado pelo produto, entre demãos, não tente fazer as coisas rápidas demais.

    Qualquer outra dúvida estou á sua disposição.

    Melhores cumprimentos.

    Responder
  20. 1

    Anonymous

    Eis o meu problema:
    Tenho uma casa antiga cujas paredes estão pintadas com Dyrutex na cor creme/amarelo estas paredes esttão muito velhas e a tinta está solta em alguns pontos.
    Após raspagem parte da tinta fica agarrada e não se consegue arrancar, quando vou pintar por cima com Dyrup em algumas zonas a tinta que estava agarrada levanta e vem atrás do rolo.
    Poderão indicar-me o que devo fazer para que tal não aconteça ?
    Desde já o meu muito obrigado pela possível ajuda.

    Responder

Importante:

Se tem alguma questão técnica para nos colocar, consulte primeiro a nossa página “Base do Conhecimento”. Nesta página encontrará um grande número de questões que já foram respondidas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *