Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Dicas

Conselhos e dicas gerais para quando for pintar

Quando nos preparamos para pintar uma superfície, seja ela no interior ou exterior – como paredes, móveis, gradeamentos ou qualquer outra área – é fundamental seguir alguns passos cruciais...

Conselhos e Dicas para Pintar
82

Quando nos preparamos para pintar uma superfície, seja ela no interior ou exterior – como paredes, móveis, gradeamentos ou qualquer outra área – é fundamental seguir alguns passos cruciais para garantir que a tarefa de pintura seja realizada com facilidade e que o resultado final seja de excelente qualidade.

Com o objetivo de facilitar esse processo, compartilhamos conselhos e dicas valiosas que certamente serão de grande auxílio nesse empreendimento.

Fazer Uma Lista de Materiais

Elabore em primeiro lugar uma lista completa dos materiais necessários que vai utilizar: tintas, massas, lixas, espátulas, pincéis, rolos, fita, coberturas, etc. Quando for às compras trará tudo de uma só vez, sem necessidade de idas e voltas, com a consequente perda de tempo e dinheiro.

Escolher os Produtos

Escolha as tintas e/ou outros produtos corretamente, se não sabe exatamente o que deve comprar ou como deverá efetuar algum trabalho, pergunte sempre a um técnico especializado, poderá assim poupar muito dinheiro e não comprar o que não é necessário ou o que não é o mais correto.

  • Para pintar paredes de Alvenaria (Reboco, tijolo, etc.), principalmente as externas, utiliza tintas 100% acrílicas, que são mais duráveis e resistentes à chuva, sol e intempéries.
  • Não se esqueça que normalmente são necessárias duas a três demãos de tinta para uma pintura ficar bem feita.

Leia o nosso artigo: Tipos de Tintas e Suas Finalidades

As Quantidades Necessárias

Compre somente a quantidade de tinta que vai utilizar na pintura. Veja o Rendimento (m2/litro/Demão) do produto (tintas, vernizes, primários, etc.) que escolheu e faça o cálculo da quantidade necessária como descrito abaixo.
 
Metros quadrados (m2) a pintar, multiplique pelo número de demãos, divida pelo rendimento da tinta, e saberá então a quantidade necessária para efetuar a pintura.
 
Pode utilizar a nossas calculadoras para calcular a quantidade de produto que irá necessitar para realizar o trabalho.
pintar casa

Dicas Para Fazer o Trabalho

  • Antes de iniciarmos um trabalho de pintura deve planear antecipadamente todo o seu processo, que vai desde a escolha da cor ou cores que vamos utilizar, ao dia em que vamos efetuar o trabalho.
  • Apesar da pintura de uma casa ser um trabalho que requer algum esforço e paciência, não significa que tenha que ser enfadonho e extenuante. Para que se divirta a pintar a sua casa sem comprometer a qualidade do seu trabalho, deixamos aqui algumas dicas:
  • Por onde começar: Para economizar tempo e dinheiro deverá começar por pintar o teto, depois as paredes, portas, janelas e no final os rodapés.
  • Pintura: As paredes podem ser pintadas com rolos ou trinchas, existem vários tamanhos conforme o trabalho que vai fazer, escolha sempre os mais indicados.
  • Para tetos, zonas elevadas ou de difícil acesso, aconselha-se o uso de um rolo aplicado numa vara extensível, para que consiga obter um melhor Acabamento. Nos cantos utilize pincéis ou trinchas.
  • Aplicação de tinta: Na maioria dos casos deve-se aplicar 2 a 3 demãos de produto, com um intervalo de 3 e 4 horas entre demãos. No entanto isto pode variar de produto para produto, por essa razão, recomendamos que siga sempre as instruções escritas nas embalagens ou fichas técnicas dos produtos.
  • Não seja apressado, aguarde o tempo mínimo recomendado, que está descrito na embalagem ou ficha técnica da tinta, entre demãos.
  • Siga sempre as instruções dos fabricantes sobre o produto que vai utilizar, conseguirá assim um trabalho de maior qualidade. Pode ler estas informações nas fichas técnicas dos produtos. Aceda às fichas técnicas dos principais produtos/marcas, aqui.
  • Tenha cuidado com os defeitos existentes na superfície que você deseja pintar. Repare-os adequadamente antes de iniciar aplicação de um esquema de pintura.
  • Em casos de respingos, limpe imediatamente a superfície utilizando uma esponja ou pano húmido com o próprio Solvente do produto.
  • Leia o nosso artigo, – Regras de ouro para pintar com qualidade -, para ficar a saber um pouco mais.

Leia o nosso artigo: Regras de Ouro para Pintar com Qualidade

Primários

Quando se vai iniciar uma pintura, seja pintar uma parede, uma peça de madeira, de metal ou outra superfície, é frequente ficar-se com a dúvida se será necessário utilizar um primário nesse trabalho.
 
No caso de dúvida, siga a regra geral, que é aplicar um primário de acordo com a necessidade da superfície. A aplicação do primário irá garantir uma pintura perfeita e um acabamento de qualidade. Repare que, o primário só por si, não resolve todos os problemas, a escolha da tinta mais indicada é também muito importante para se conseguir essa perfeição final.
 
Leia o nosso artigo sobre este assunto para ficar a saber um pouco mais, clique no botão abaixo.
Devo Utilizar um Primário?

Mate, Acetinado ou Brilhante

Tintas com Brilho destacam as imperfeições das superfícies, para paredes com saliências, rugosidade ou defeitos é indicado a utilização de tintas mate ou ultra mate, ainda existem mais alguns tipos de brilho, leia o nosso artigo sobre o assunto aqui, e fique a saber mais.
Escolher Cores

A Cor

A escolha de uma cor é sempre uma questão muito pessoal, seja para pintar um quarto, uma peça ou outra superfície. Quando precisar de escolher uma cor para pintar uma determinada área deve levar em consideração alguns aspectos.

As cores dos interiores têm que ser vistas de dentro das divisões para fora. Isto significa que deverá visualizar as cores na divisão e depois olhar para fora dessa mesma divisão para todas as outras divisões, para encontrar uma combinação coerente da cor.

Numa pintura de exterior, há que ter em conta muitas influências: as cores da natureza em volta da casa, outros materiais de construção, as cores das casas dos vizinhos, etc. De qualquer maneira, a escolha final deve ser sua e da sua família, pois são vocês que vão viver na casa e é fundamental que se sintam bem com a cor que escolherem.

Dica

Cada cor evoca diferentes sentimentos e emoções nas pessoas. É importante entender a psicologia das cores e como elas podem influenciar a percepção do espectador. O vermelho, por exemplo, é associado à paixão e energia, enquanto o azul transmite tranquilidade e serenidade. Utilize essas informações para transmitir a mensagem desejada e despertar as emoções certas naqueles que admiram a sua arte.

Leia o nosso artigo: Como Escolher a Cor Certa

  • Para destacar objetos específicos: Pinte a parede de fundo com uma cor que faça contraste com estes.
  • Para esconder objetos específicos: Pinte a parede de fundo num tom que se assemelhe ao do objeto a ser escondido.
  • Para rebaixar o teto: Basta pintar o teto em tons mais escuros do que as paredes.
  • Para elevar o teto: Aplique no teto cores mais claras do que as usadas nas paredes.
  • Para alargar corredores: As extremidades dos corredores e o teto devem ser pintados com cor mais escura do que as das paredes.
  • Para alongar paredes: Aplique tom claro na parte de cima da parede e pinte a parte de baixo com tom mais escuro.
  • Para encurtar ambientes: Num ambiente retangular aplique uma cor mais escura nas paredes menores.

Leia o nosso artigo: Aprenda a Dimensionar o Espaço da Sua Casa
Humidade por Condensação

Humidade

A humidade é um dos piores fatores que pode existir numa habitação, não só provoca estragos de vários tipos, como ainda reduz o conforto de quem vive nesta.

A humidade, quando não tratada rapidamente, deteriora as paredes e a pintura, além disso, desenvolvem-se bactérias e Bolor que são prejudiciais à saúde das pessoas e causadoras de várias doenças.

Não pense que resolve o problema da humidade nas paredes com uma demão de tinta. Determine, primeiro a origem dos problemas e mande arranjar, se não quiser que a tinta volte a estalar e a/ou esfarelar, caso contrário só irá gastar dinheiro e não resolverá o problema.

O passo principal para se resolver um problema de humidade é perceber-se a origem dessa humidade, só se sabendo o que está a causar o aparecimento desta, é que se pode saber o que fazer para o resolver de uma forma eficaz.

A existência da humidade pode ser desencadeada por vários fatores. Esta também pode apresentar aspectos diferentes ou afetar diferentes zonas da casa. Leia o nosso artigo a aprenda a diferenciar as várias causas, para encontrar a solução mais adequada e eficaz.
Leia o nosso artigo: Como Combater, Eliminar e Prevenir a Humidade

Dica

Antes de iniciar o trabalho leia atentamente a informação fornecida nas fichas técnicas dos produtos que vai utilizar. Para evitar ao máximo problemas que possam aparecer durante e/ou no fim do trabalho, respeite sempre as informações fornecidas pelo fabricante.

Este artigo foi importante para si?

 2 Mensagens

  1. Bina Baptista
    Bina Baptista
    12 Outubro, 2017 às 19:27

    Boa noite , pretendo pintar paredes de pladour, em alguns sítios tem marcas mais escuras ( da lareira e aquecedores) . Que cuidados tenho de ter antes de pintar ?
    Obrigada e excelente site ?

    Responder

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT